Sociedade

São João transforma a cidade num grande arraial

  • Notícia

    Notícia

(Notícia atualizada com anúncio do vencedor e vídeo das Rusgas de São João 2018.)  

As Rusgas de São João instalaram ontem a festa popular nos Aliados. Com música, cor e alegria à moda do Porto, foi o melhor prenúncio do que aí vem: começa agora a contagem decrescente para a noite mais longa da cidade. Há bailes um pouco por toda a parte, mas é na Baixa e até ao rio que centenas de milhares vão reunir-se. Para chegar ao coração dos festejos, Metro, STCP e CP garantem serviços especiais. 

Sete rusgas em representação das várias freguesias e uniões de freguesia do Porto, envolvendo perto de 1300 participantes, desfilaram pela sala de visitas da cidade.

A Junta de Freguesia de Campanhã, representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro de Falcão, foi a grande vencedora da edição deste ano, totalizando 211 pontos. Esta é a terceira vitória consecutiva da Rusga de Campanhã, que se destacou já em 2016 e 2017. "Campanhã, a mulher do Porto", foi o tema apresentado pela formação vencedora, que juntou cerca de 300 elementos.

No segundo lugar ficou a rusga da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, que recolheu 193 votos. Fechando o desfile, teve como tema o "Manjerico".

A completar o pódio desta edição, totalizando 187 votos, ficou a rusga da Junta de Freguesia do Bonfim, representada pelo Sporting Clube de S. Vítor. O momento da Instauração da República foi o acontecimento que inspirou esta formação, a mais numerosa a desfilar nos Aliados, com um total de 350 elementos.

CLASSIFICAÇÃO - RUSGAS DE SÃO JOÃO 2018

1.º Junta de Freguesia de Campanhã - 211 pontos

2.º União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos - 193 pontos

3.º Junta de Freguesia do Bonfim - 187 pontos

4.º União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde - 157 pontos

5.º Junta de Freguesia de Paranhos - 141 pontos

6.º Junta de Freguesia de Ramalde - 137 pontos

7.º União de Freguesias do Centro Histórico - 118 pontos.

Veja as fotos de uma iniciativa que mantém vivo o folclore local e viaja por outros tempos.

Venha agora a grande noite de São João. No palco dos Aliados, é a música popular que abre o programa, com o concerto de tributo a António Mafra: a partir das 22 horas, são relembrados os sucessos do conjunto que mais músicas dedicou ao São João do Porto.

Depois, olhos no céu: a chegada do dia 24 é celebrada com um espetáculo piromusical sobre o rio Douro. Serão 19 minutos e meio de fogo de artifício de "Folia em noite de paixão", o tema deste ano.

Pela meia-noite e meia, a música portuguesa regressa aos Aliados com José Cid, que deixou já um aviso aos portuenses: não é um concerto, mas uma grande festa.

USE OS TRANSPORTES PÚBLICOS

Com as ruas do centro e da zona histórica do Porto cheias de gente, impõe-se, como é habitual, um Plano de Mobilidade, que estabelece um perímetro de segurança e restrições à circulação automóvel. conforme se apresenta neste mapa.

Pode consultar os condicionamentos de trânsito aqui.

O uso dos transportes públicos é a melhor opção, sendo que a STCP, a Metro do Porto e a CP garantem operações especiais nesta longa noite. Com conforto e segurança, de metro, autocarro ou comboio, chega-se bem e depressa ao coração das festas.

No âmbito do plano estabelecido, são abertos corredores de passagem para a circulação de veículos prioritários e alguns autocarros.

Fora do perímetro de restrições à circulação automóvel, dá-se aos automobilistas a possibilidade de utilizarem o Andante em vários parques de estacionamento da cidade, ao longo da noite e por valores reduzidos.

Mas um pouco por toda a cidade há sugestões de bailaricos.

Se não quer perder nada, consulte o programa oficial das Festas da Cidade, que se estende no calendário e abrange muitas outras iniciativas.