Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

São conhecidas as melhores montras alusivas ao S. João
30-07-2019
A loja de produtos elétricos e de iluminação "Neves, Loureiro & C.ª" foi a grande vencedora da edição de 2019 do Concurso de Montras de São João. A montra deste estabelecimento comercial, localizado na D. Praça Filipa de Lencastre, destacou-se entre as 61 propostas apresentadas a concurso. 

A entrega de prémios decorreu na tarde desta segunda-feira na Câmara do Porto, numa cerimónia que envolveu vários participantes e onde foram entregues, para além dos prémios, as menções honrosas que destacaram o grupo classificado entre o 4.º e o 10.º lugar.

Em segundo lugar, ficou classificada a retrosaria Casa dos Forros, localizada na Rua de Cedofeita, e, em terceiro, a loja de produtos de ferragens Rocha e Leitão, sita na Rua do Almada.

Aos três primeiros classificados foi atribuído um prémio monetário no valor de 2250, 1750 e 1250 euros, respetivamente.

Ricardo Valente, vereador com o Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, considerou que "renascer o comércio de rua é fundamental", porque "permite renascer zonas da cidade" e "trazer pessoas".

Valente destacou, ainda, dois programas municipais que têm ajudado a enfrentar os desafios atuais do comércio tradicional, nomeadamente o "Porto de Tradição" que distingue e salvaguarda o comércio tradicional e de proximidade; e a plataforma online e app móvel "Shop in Porto", que ajuda a promover e a dar visibilidade ao comércio tradicional da cidade, atualmente com cerca de 1100 estabelecimentos comerciais registados.

Pela primeira vez, o Concurso de Montras de São João distinguiu também a "Montra Amiga do Ambiente", com um troféu da autoria da designer Madalena Martins, atribuído cumulativamente ao vencedor do terceiro lugar: a loja de ferragens Rocha e Leitão.

"O ambiente é algo que é transversal a todas as valências da cidade e o comércio tem aqui um papel relevante e importantíssimo para mudar hábitos, para que a sustentabilidade do crescimento económico seja feita", disse o vereador da Economia, Turismo e Comércio relativamente a esta distinção e explicou que a mesma "mostra aquilo que a cidade pretende fazer do ponto de vista do seu desenvolvimento".



O concurso municipal Montras de São João tem como objetivo impulsionar o envolvimento dos empresários e comerciantes locais na tradição cultural da cidade, com o objetivo comum de dinamizar o setor através da promoção de manifestações artísticas e do estímulo do espírito criativo.

Na avaliação, o júri considerou critérios como: a originalidade e criatividade; a integração do produto da loja; as cores, materiais utilizados e iluminação; e a estética do conjunto


+Info: Consulte a lista dos resultados do concurso.