Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Vereadores informaram moradores do Bairro de Santa Luzia
20-02-2015

Os moradores da Urbanização de Santa Luzia participaram ontem numa sessão de esclarecimento com os vereadores da Câmara do Porto Filipe Araújo e Manuel Pizarro, com os pelouros do Ambiente e Habitação, respetivamente, sobre o plano de requalificação do arvoredo daquela urbanização.


A Câmara do Porto já iniciou um plano que vai reorganizar os espaços verdes e arvoredo da zona, com beneficiação de algumas áreas e criação de algumas novas. Paralelamente serão introduzidas novas espécies de árvores, mais compatíveis com as estruturas e vivências urbanas.


"Desde o início da construção do bairro que se detetaram problemas com o arvoredo, nomeadamente com o edificado, com os pavimentos, as vias de circulação, os sistemas de rega e outras infraestruturas, problemas que se foram agudizando ao longo dos tempos", explicou ao porto.pt o Vereador do Ambiente e Inovação, Filipe Araújo.


O responsável adiantou que a ideia passa por redesejar os espaços verdes e plantar espécies que não colidam com as infraestruturas urbanas.


Manuel Pizarro sublinhou a má escolha das espécies arbóreas daquela zona, que têm causado vários problemas aos moradores e que contribuem para que as "condições de habitação do bairro não sejam as melhores". "Estou muito satisfeito que se possa redesenhar os jardins de Santa Luzia, de maneira a que fiquem mais bonitos e mais úteis para as pessoas", referiu o Vereador com o pelouro da Habitação no final da sessão de esclarecimento.


O plano deverá estar concluído dentro de um ano e depois da primeira fase de remoção das árvores "problemáticas", segue-se a implementação de um projeto de arquitetura paisagista que ainda está em estudo, realizado em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.


Leia também: Espaços verdes em Santa Luzia revistos