Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Santa Catarina é a rua com maior tráfego pedonal do país devido ao comércio
20-06-2017
A artéria com maior tráfego pedonal, ao nível nacional, é a Rua de Santa Catarina. O dado é fornecido pela empresa CBRE no estudo "Comércio de Rua em Lisboa e Porto".

De acordo com o documento lavrado por esta consultora imobiliária internacional, já em 2007 a rua comercial na Baixa portuense era a que apresentava maior tráfego no país, sendo que passada uma década registou um aumento de aproximadamente 20%: no presente ano, indica a mesma fonte, tem uma média de 4.200 pessoas por hora no período de maior tráfego.

Esta afluência é explicada pela existência de comércio ativo, um facto que vem confirmar o ressurgimento do setor, nos últimos anos, no centro do Porto. De acordo com Cristina Arouca, diretora de Research da CBRE, "as lojas de moda e acessórios de insígnias internacionais encontram-se concentradas predominantemente na Rua de Santa Catarina".

Depois de Santa Catarina, surgem como artérias com maior tráfego pedonal, motivado pela atividade comercial, as ruas Augusta e Garrett, em Lisboa.

Para a realização do estudo, a publicar brevemente, a CBRE efetuou uma análise do tráfego pedonal durante o mês de maio e ao sábado, "por ser o dia da semana em que é mais frequente fazer o 'passeio das compras' ,e simultaneamente, eliminar o tráfego associado às zonas empresariais".