Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Jorge Sampaio recebeu título "Honoris Causa" pela Universidade do Porto
24-02-2015

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio recebeu hoje o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade do Porto. Cerimónia que contou com a presença de Rui Moreira.


A Universidade do Porto distinguiu Jorge Sampaio pelo seu "contributo social no exercício de cargos públicos", pelo "exemplo cívico do seu percurso de vida" e pela "dimensão internacional que o seu trabalho alcançou". Foi 99.ª personalidade a ser distinguida com aquele título, sendo o primeiro atribuído por proposta do atual reitor da UP, Sebastião Feyo de Azevedo.


A cerimónia de atribuição do título contou com a participação do investigador Alexandre Quintanilha, como padrinho do doutorando, e de José Madureira Pinto, como elogiador de Jorge Sampaio. Este, nas breves palavras que dirigiu aos presentes, destacou o Porto: "Foi sempre para mim destino feliz (...). Sempre que aqui venho procuro repetir lembranças ou socorrer-me do convívio de amigos ou da família, não só para rever o traçado antigo de certas ruas, como para melhor acompanhar as linhas novas do vosso presente desenvolvimento". 


Na plateia destacavam-se também, entre outros, o presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, o vereador da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro, o empresário Belmiro de Azevedo, e o antigo ministro Miguel Cadilhe.