Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Samedi Détente" em estreia nacional esta noite no Teatro Campo Alegre
03-03-2017
Dramas de guerra, terror e êxodo na primeira pessoa sobem esta noite ao palco do Teatro Campo Alegre na estreia nacional de "Samedi Détente", da ruandesa Dorothée Munyaneza.

 

Uma menina de 11 anos viveu o drama do Ruanda, em 1994, quando três meses de matança dizimaram 800 mil ruandeses, sobretudo da etnia tutsi. O ambiente de terror em que se viu mergulhada, o som das catanas a decepar corpos, o sangue a escorrer deixaram marcas que o exílio em Londres ajudou a sublimar, juntamente com o tempo, paliativo universal.

 

Passados mais de 20 anos, Dorothée Munyaneza, que integrou a equipa de compositores da banda sonora do filme "Hotel Ruanda", está no Porto para mostrar como recorre à arte para conseguir mostrar as cricatrizes dessas experiência. Fá-lo através do teatro, da dança e da música, num espetáculo emocionante e singular que hoje sobe ao palco do Teatro Municipal do Campo Alegre, pelas 21,30 horas.

 

"Samedi Détente" é o nome da coreografia que Dorothée Munyaneza apresenta no âmbito do programa "Foco Deslocações", integrado na nova temporada do Teatro Municipal do Porto, e que convida o público a entrar na experiência de quem viveu a guerra, a violência sem limites, o terror e o êxodo.



 

Pondo declaradamente o dedo nas feridas, "Foco Deslocações", que tem continuidades neste sábado, inclui workshops, dois filmes, um concerto e um grande encontro de reflexão. Inclui também um segundo espetáculo por Mithkal Alzfhair, coreógrafo e bailarino sírio.

 

Mithkal Alzfhair, que viveu outro episódio negro da história contemporânea, sobe ao palco do Campo Alegre pelas 21,30 horas de sábado para, entre outras, lançar as questões: Qual a identidade de uma sociedade formada sob domínio de uma ditadura colonial? Um corpo que viveu a guerra e um corpo que viveu a migração são dois corpos diferentes?


Bilhetes e mais mais informações aqui.