Cultura

Filme sobre jovens do Centro Educativo Santo António no encerramento do Cultura em Expansão

  • Notícia

    Notícia

A edição 2016 do "Cultura em Expansão" encerrou no domingo, no Rivoli, com a estreia da curta-metragem da cineasta Salomé Lamas, Ubi Sunt. Porto. A jovem realizadora, que recentemente se tornou na primeira cineasta nacional a vencer o festival internacional de cinema Porto/Post/Doc, estreou este seu trabalho produzido com a colaboração de jovens institucionalizados no Centro Educativo Santo António, por encomenda da Câmara do Porto.

Ubi Sunt. Porto. é um projeto híbrido e eclético que surge de uma residência de pesquisa audiovisual de exploração do tecido humano e urbano de uma cidade em expansão.

"Há uma série de coisas que me atraem que têm que ver com os confins do mundo, os desterros, as margens", explica Salomé Lamas.

O projeto "Cultura em Expansão" é a materialização da cultura para todos e em todo o lado, na cidade líquida. A cultura como estratégia de coesão social e de networking para novas oportunidades em locais improváveis e, após a exibição do filme, encerrou com um espetáculo dos Oupa!, grupos criados no mesmo âmbito nos bairros do Cerco e de Ramalde.