Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Salão têxtil Modtíssimo começa hoje a apresentar mais de 400 novas coleções
26-09-2018

Cerca de 6 000 visitantes, entre os quais 400 compradores internacionais, são esperados na 52.ª edição do salão de têxtil e moda Modtíssimo que começa, esta manhã, na Alfândega do Porto.


Durante dois dias, o "mais antigo salão têxtil da Península Ibérica" vai demonstrar "a qualidade e excelência que caracteriza a indústria made in Portugal", aponta a Selectiva Moda, organizadora do evento e constituída pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) e pela Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL).


"O Modtissimo é também a âncora da Fashion Week, um verdadeiro festival de moda em todo o seu esplendor e com um programa alargado de iniciativas", sublinha a organização, recordando que "o espaço para expositores está esgotado há meses", o que é demonstrativo de que "o mercado internacional estará bem atento ao que se vai passar" na Alfândega do Porto.


Com exposição muito variada, que vai desde as matérias-primas ao produto final, da moda aos tecidos técnicos, passando por todos os setores da indústria têxtil e de vestuário, o salão apresenta como grande novidade o espaço Green Circle, dedicado ao tema da sustentabilidade e resultante de uma parceria entre a Associação Selectiva Moda e o CITEVE - Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário, com apoio e consultoria de Paulo Gomes, do Manifesto Moda.


"Na vanguarda das questões ambientais, o Modtissimo servirá de montra para uma coleção de modelos de criadores nacionais, feitos a partir de matérias-primas amigas do ambiente", avança a organização. Paralelamente, e na vertente tecnológica e de inovação, o CITEVE apresenta também o iTechStyle, um showcase com alguns exemplos representativos da veia criadora da indústria nacional.


Quanto ao programa paralelo, inclui a apresentação das últimas tendências WGSN, Carlin e Promostyl (que anualmente estabelecem os padrões da indústria da moda) e o Fashion Film Festival, o único festival de cinema de moda a nível nacional que conta com um recorde de 120 filmes a concurso, em grande parte internacionais.


Além disso, está programada para quinta-feira uma noite festiva, com música e animação, envolvendo cerca de uma centena de bares e lojas da cidade.


+Info: www.modtissimo.com