Sociedade

Sala de cinema itinerante para crianças vai ao recreio das escolas e JI do Porto

  • Notícia

    Notícia

A sala de cinema itinerante para crianças Cinema Insuflável anda a visitar os recreios dos Jardins de Infância e das escolas básicas do 1.º ciclo da cidade do Porto. 

A partir de obras de animação, ficção, documentários e cinema experimental, de todos os tempos e de todas as origens, o Cinema Insuflável é um projeto integrado no programa municipal Cultura em Expansão e tem a missão de criar o encontro entre as crianças e as infinitas possibilidades do cinema, exibindo filmes que fazem crescer e refletir.

Pensados especificamente para a cidade do Porto, os programas a apresentar são fruto de uma colaboração com festivais, mostras e serviços educativos, nacionais e internacionais, desenvolvendo uma forma divertida, original e infinita de descobrir o cinema.

As sessões nas escolas, sempre de acesso gratuito, têm a duração de 30/40 minutos e decorrem entre as 9,30 e as 15,30 horas com filmes adequados aos vários anos de escolaridade.

A programação em curso até à próxima sexta-feira está a contemplar estabelecimentos de ensino JI e EB1 do Largarteiro, Cerco, Alegria, Sol, Viso, Campinas e S. Tomé.

O Cinema Insuflável começou em junho no Parque da Pasteleira e já cumpriu cerca de duas dezenas de dias com múltiplas sessões de cinema para a infância em locais tão diversos como o Jardim Paulo Vallada, o Bairro de Aldoar, Miragaia, o Bairro das Campinas, o Bairro do Outeiro, o Terreiro da Sé

A iniciativa contabilizou até ao momento cerca de 2 000 espectadores-crianças, alguns dos quais foram pela primeira vez ao cinema no Cinema Insuflável.

Coordenado por Sérgio Marques, o Cinema Insuflável é uma coprodução da Câmara do Porto e da Associação Cultural Figura Nacional, que faz parte do capítulo "Viagens" do Cultura em Expansão 2018.