Desporto

Saiba todos os pormenores sobre a etapa da Volta a Espanha com meta no Porto

  • Notícia

    Notícia

A edição mais internacional de sempre da Vuelta a Espanha foi apresentada ao início da noite de ontem, em Madrid. Portugal volta a fazer parte do itinerário da prova em 2020, com Matosinhos e Porto a estrearem-se no acolhimento da etapa que será realizada a 3 de setembro.

Foi com pompa e circunstância que a organização da Volta a Espanha apresentou nesta quarta-feira, na capital espanhola, a 75.ª edição de uma das mais importantes corridas de ciclismo do circuito mundial, logo a seguir ao Tour de France a par do Giro de Itália, numa cerimónia em que marcou presença a vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo.

Para além da Holanda, da França e, evidentemente, da Espanha, a mais internacional edição de sempre da Vuelta tem regresso confirmado a Portugal na última semana da prova, com duas etapas inéditas nas regiões Norte e Centro do país.

Como anunciado na véspera, Porto e Matosinhos estreiam-se no figurino da Vuelta e acolhem a chegada da 18.ª de um total de 21 etapas. Serão 178 quilómetros desde a localidade de Mos, na Galiza, com entrada em Portugal por Valença.

Viana do Castelo, Esposende, Barcelos, Famalicão, Santo Tirso e Maia são alguns dos municípios que vão ser percorridos pelos ciclistas, que na parte final da tirada passarão junto às praias de Leça da Palmeira e pelo interior de Matosinhos, antes da chegada ao Porto pela via do Castelo do Queijo. O sprint final terá lugar ao longo da Avenida de Montevideu, com a meta a estar instalada ao lado da praia do Homem do Leme.

A etapa será transmitida em direto para 190 países, para uma audiência estimada em mais de dois milhões de espetadores. A Unipublic, empresa espanhola detentora da Vuelta, e a Happiness Condition, empresa portuguesa promotora das duas etapas que serão realizadas em Portugal, estimam um retorno direto para as cidades do Porto e Matosinhos superior a 300 mil euros.

Recorde-se que, já este ano, o Porto recebeu o final da Volta a Portugal em Bicicleta, numa etapa que teve início em Vila Nova de Gaia e final em plena Avenida dos Aliados.

A par da Volta a Espanha, a cidade do Porto tem já confirmados outros grandes eventos desportivos em 2020, casos do Porto Extreme XL (9 de maio), prova de abertura do Campeonato do Mundo de Extreme Enduro, do Rali de Portugal (23 de maio), pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis, e ainda da final da Super Taça Europeia da UEFA (13 de agosto), que será disputada no Estádio do Dragão.