Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Saiba onde votar neste domingo para eleger os seus deputados ao Parlamento Europeu
24-05-2019
Um direito e um dever cívico, votar é por vezes também um quebra-cabeças, mas o "Porto." dá uma ajuda para que saiba como descobrir onde é a sua mesa de voto nas eleições europeias deste domingo, 26 de maio, e para que tenha conhecimento de outras informações importantes.

Assim, se é sabido que deve votar na assembleia de voto correspondente à área da sua residência, resta confirmar onde está localizada a assembleia. Para tal, existem várias possibilidades, sendo a mais fácil e rápida através do site do Ministério da Administração Interna.

Se preferir, pode também consultar a sua comissão recenseadora (Junta de Freguesia), o portal da União Europeia, o portal da Comissão Nacional de Eleições ou ainda enviar uma SMS para 3838, escrevendo a mensagem RE número do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão data de nascimento no formato AAAAMMDD (AnoMêsDia). Exemplo: RE 1234567 19830805

O horário da votação decorre entre as 8 e as 19 horas deste domingo. Após essa hora, só podem votar os eleitores que se encontrem dentro da assembleia de voto.

O direito de voto, que deve ser exercido por qualquer cidadão a partir dos 18 anos de idade, visa eleger os 21 deputados que vão representar os interesses de Portugal no Parlamento Europeu durante os próximos cinco anos.

Para poder votar, deve ser portador do documento de identificação civil (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) ou qualquer outro documento oficial que contenha a sua fotografia atualizada (Passaporte ou Carta de Condução, etc.).

Nos casos de eleitores invisuais, há boletins de voto em braille. Além disso, estes cidadãos passam também a poder votar de forma autónoma, utilizando uma matriz em braille disponibilizada pela mesa de voto. A matriz, sobreposta ao boletim de voto, possibilita o exercício de voto com uma cruz no recorte do quadrado da lista de candidatos escolhida.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, consulte na internet:
- Portal do Eleitor (Ministério da Administração Interna)
- Europe Direct (União Europeia ).