Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Sabonete-cordão Ach Brito traz perfumes da memória ao ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana
31-05-2018

O ciclo Um Objeto e Seus Discursos por Semana leva-nos, no próximo sábado, aos perfumes do clássico sabonete-cordão Ach Brito, referência de memórias antigas mas que é ainda um dos produtos emblemáticos da empresa portuense.


A primeira fábrica nacional de sabonetes e perfumes foi fundada em 1887, no Porto, por Ferdinand Claus e Georges Schweder, empresários alemães radicados em Portugal. A Claus & Schweder lançava-se assim no mercado, com várias linhas de produtos que passaram a integrar os hábitos dos portugueses.


Aquando da Primeira Guerra Mundial, os empresários viram-se obrigados a abandonar o país e a empresa foi nacionalizada. Achilles de Brito, contabilista entretanto tornado sócio, cria em 1918 a Ach Brito, cujos produtos inovadores e embalagens atrativas rapidamente conquistaram o público.

Esta marca integraria mais tarde a Claus & Schweder e, hoje, as empresas continuam ligadas, sendo a Claus Porto a gama de luxo do grupo Ach Brito.


Produzido artesanalmente e com recurso a técnicas centenárias, cada sabonete Claus comporta uma história e personalidade únicas. As embalagens, recuperadas do vasto portefólio da empresa, com padrões de inspiração vintage desenhados à mão, conferem à marca uma identidade ímpar.


Entre eles, o sabonete-cordão é um dos mais antigos e emblemáticos produtos da Claus Porto, que vamos ficar a conhecer melhor na perfumada sessão deste sábado, a partir das 18 horas no Museu da Misericórdia do Porto (junto à loja-museu da empresa), com a ajuda do professor catedrático de Farmácia José Manuel Sousa Lobo e do também professor universitário e designer especialista em rótulos Nuno Coelho.


A participação tem um custo de 2 euros e o bilhete pode ser adquirido em www.bilheteiraonline.pt  ou nos locais habituais.

Mais informações em www.umobjetoeseusdiscursos.com


//

Museu da Misericórdia do Porto

Rua das Flores, 15