Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Sabe a quem chamavam "Português Voador"?
25-10-2015

O Académico Futebol Clube tem 104 anos e é um dos mais ativos clubes portuenses nas modalidades amadoras. O jantar de comemoração decorreu na passada sexta-feira e contou com a inauguração de uma exposição sobre Ribeiro da Silva, um dos seus mais destacados atletas de sempre. As comemorações aconteceram após as obras de renovação do piso do pavilhão, possíveis graças ao apoio da Câmara do Porto.


Intitulada "Ribeiro da Silva - O Mito do Ciclismo Português", a exposição é alusiva do 60º aniversário da vitória do ciclista na Volta a Portugal em Bicicleta, em 1955, homenageando também os ciclistas Joaquim Carvalho e Alberto Dias da Silva. Ribeiro da Silva era internacionalmente conhecido como "O Português Voador".


Durante o Jantar, em que participou Rui Moreira, foram ainda atribuídos títulos de Sócios de Mérito e de Sócios Beneméritos, agraciados os sócios com mais de 50 e 25  anos de filiação, atribuídos os "Troféu Jacinto", "Troféu Capitão Neves Eugénio", "Troféu Mário Navega" e "Troféu Ribeiro da Silva". Foram ainda Homenageados os campeões nacionais de Andebol Juvenis Masculinos (2.ª divisão), atletas Internacionais e premiados os seccionistas, treinadores, atletas e funcionários do ano 2015.


O Académico Futebol Clube foi fundado por um grupo de estudantes do Liceu Alexandre Herculano em 15 de Setembro de 1911. Hoje, mais de 700 atletas praticam modalidades tão diversas como ginástica, andebol, basquetebol, bilhar, campismo/montanhismo e hóquei patins.


Saiba mais acerca de Ribeiro da Silva

Conheça aqui a história de mais de um século de Académico