Sociedade

Sábados no Mercado Temporário do Bolhão reservam muitas surpresas

  • Notícia

    Notícia

#mno_mercado_temporario_bolhao_entrada_01.JPG

A partir de outubro, os sábados do Mercado Temporário do Bolhão vão ser ainda mais animados. Demonstrações protagonizadas por conceituados chefs de cozinha, atividades para famílias, performances artísticas e tertúlias são algumas propostas do programa "Sábados no Mercado".

A iniciativa foi delineada a pensar no dia da semana que, historicamente, tem maior afluência de clientes. "É o dia em há mais tempo discricionário para fazer compras com qualidade e em que é possível atrair mais gente que não vive na envolvente", observa Francisco Rocha Antunes, do Gabinete do Mercado do Bolhão, criado em finais de 2014 pela Câmara do Porto.

Logo no dia 6 de outubro, inicia-se o "Chef no Bolhão", uma ação que se vai repetir aos primeiros sábados de cada mês, da parte da manhã. "Teremos chefs conhecidos no mercado a fazer compras e a acabá-las com uma pequena demonstração e com sugestões de como cozinhar os produtos, todos eles de elevada qualidade".

À segunda semana decorrerá o "Sábados em Família", com atividades orientadas para as famílias. No dia 13 de outubro, está programada uma oficina de cerâmica.

Ao terceiro sábado chegará o "Bolhão em Festa", com a promessa de surpreender os consumidores que circulem entre os cerca de 5.000 m2 de área que o Temporário ocupa. Revestidos de música e performances arrojadas contarão com a assinatura de companhias de teatro e de grupos de artes performativas.

Mais próximo do final do mês, os "Sábados à Conversa" irão propor autênticas viagens no tempo à volta de objetos, produtos, pessoas e/ou memórias. Uma iniciativa que, aliás, bebe inspiração do programa cultural municipal "Um Objeto e os seus Discursos por Semana". Nesta primeira sessão, o foco da conversa será o histórico Bolhão e os seus objetos mais icónicos. O processo de inventariação dos objetos e sua preservação tem, de resto, sido assumido pelos serviços municipais da Cultura, que também estão a colaborar na realização desta tertúlia, adianta Cátia Meirinhos, responsável pelo Gabinete do Mercado do Bolhão.

No mesmo dia (27 de outubro), a exposição fotográfica patente no Temporário será renovada com um novo trabalho, que tem por objetivo mostrar a evolução da obra no interior do emblemático equipamento municipal.

Adicionalmente, no quarto sábado haverá sempre lugar à eleição produto do mês, associado à época, e sobre ele serão apresentadas sugestões de receitas e utilizações.

Recorde-se que desde que o Mercado Temporário abriu portas, a 2 de maio, tem a vantagem acrescida de oferecer um horário alargado: de segunda a sexta-feira o período de funcionamento foi estendido até às 20 horas e aos sábados fecha portas apenas às 18 horas. O parque de estacionamento é gratuito a partir dos 15 euros em compras.

Siga todas as novidades referentes ao Mercado Temporário do Bolhão no site oficial e na página de Facebook.