Sociedade

Sábado há Inaugurações Simultâneas no Quarteirão de Miguel Bombarda

  • Notícia

    Notícia

#fib_galerias_miguel_bombarda_02.jpg

Filipa Brito

No próximo sábado, a partir das 16 horas, cumpre-se o segundo ciclo de 2018 de Inaugurações Simultâneas no Quarteirão mais artístico da cidade. A par das novas exposições, há um programa de animação exterior que inclui oficinas abertas ao público e uma performance de dança contemporânea, além das habituais visitas guiadas a galerias que se associam à iniciativa. 

Organizado pelo Porto Art District e a Câmara do Porto, este ciclo de inaugurações faz a festa acontecer na rua e entre galerias, reforçando a proximidade entre o público e a arte contemporânea.

As atividades paralelas são assumidas pela PortoLazer, que programou duas oficinas. Presença habitual no Quarteirão, a Chapa Azul, Unidade Móvel de Técnicas de Impressão da Cooperativa Árvore, vai desafiar o público mais jovem a participar num divertido workshop de carimbos. No final, os participantes poderão levar para casa um envelope com uma bela coleção de postais.

A outra oficina será dinamizada por Simão Bolívar e será dirigida aos peritos na arte de brincar, que irão construir bonecos articulados, feitos em cartão, que no fim prometem dançar.

Estão também agendadas duas visitas guiadas a algumas das galerias do Quarteirão, com início, respetivamente, às 16 e 17,30 horas. A iniciativa, denominada Bombarda Stop & Go, é de participação gratuita e tem a duração de aproximadamente uma hora. Como habitualmente acontece, as visitas são conduzidas por alunos do curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Porto.

Os interessados em participar nas visitas podem inscrever-se até às 13 horas de sexta-feira, 9 de março, através do email stopandgo@portolazer.pt, escolhendo um dos dois horários (para o segundo, é possível também a inscrição no próprio sábado, a partir das 16 horas, no balcão Porto., localizado na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda, do lado da Rua da Boa Nova).

Pelas 17 horas, há ainda dança contemporânea, com a apresentação de uma performance a solo interpretada por Gonçalo Cardoso, numa produção da companhia portuense Balleteatro.

Este será, de resto, o primeiro de vários desafios que a PortoLazer lançará a instituições de ensino artístico da cidade (profissional e superior), propondo o espaço público do Quarteirão de Bombarda como palco de experimentação para projetos artísticos que adotem uma linguagem eminentemente contemporânea. O objetivo é não só promover um envolvimento mais direto destas instituições com a iniciativa, como também proporcionar uma ocupação criativa do espaço exterior durante as Inaugurações Simultâneas.

Conheça as galerias e exposições inseridas neste ciclo de inaugurações:

RUA DE MIGUEL BOMBARDA

- Galeria São Mamede: "Tronco", de Paulo Neves

- Galeria Serpente: "Abside", de Acácio Carvalho

- Galeria Presença: "Double Trouble", de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira

- Galeria Quadrado Azul: "Praia Falha", de Gonçalo Sena

- Galeria Fernando Santos: "Colors of Now", de Sanja Milenkovic

- Galeria Nuno Centeno: "Group Show"

- Galeria Metamorfose: "Contos de arco e flecha". de Ladeira

- Galeria REM Espaço Arte: "Árvore da Vida", das Irmãs

- Galeria Símbolo: exposição coletiva

- Galeria João Lagoa: exposição coletiva

- Galeria Paula Quintã: "Labirinto", de Isabel Amaral

- Galeria Artes em Partes: "Untitled", desenhos de Cristina Vela e instalação de Bell Jar

- Galeria Ap'Arte: "2Musicações de um andarilho", de Roberto Chichorro

- Galeria Trindade: Brick by brick", exposição coletiva

- O! Galeria: ilustração, de Dylan Silva

RUA DOM MANUEL II

- Galeria Rui Alberto: exposição coletiva de pintura, escultura e tapeçaria

RUA DO ROSÁRIO

- Galeria Artes Solar de Santo António: exposições de Evelina Oliveira e Ana Cristina Oliveira