Cultura

Russa é o filme sobre o Bairro do Aleixo que o Rivoli exibe no encerramento do Cultura em Expansão

  • Notícia

    Notícia

RUSSA-still02.jpg

DR

A curta-metragem "Russa", realizada por João Salaviza e Ricardo Alves Jr., é apresentada no próximo domingo, pelas 16 horas, no Teatro Rivoli, no âmbito do encerramento do Cultura em Expansão. 

A convite da Câmara Municipal, os realizadores estiveram no Porto em residência artística durante três meses deste ano, para a produção de uma curta-metragem no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão. O lugar escolhido para a criação deste filme foi o Bairro do Aleixo e a obra foi construída num processo colaborativo entre um grupo de moradores e a dupla de realizadores.

As narrativas e fragmentos de intimidade que encontraram neste território transformaram-se na matéria de um filme por eles realizado e intitulado "Russa", nome por qual é conhecida a figura central desta curta-metragem onde as protagonistas reencenam histórias que podiam ser as suas, propondo um diálogo entre a memória coletiva do bairro e a violência do processo de desmembramento de uma comunidade que não parou de resistir.

Este filme traduz a filosofia do programa Cultura em Expansão, que aponta para o derrube de barreiras dentro da cidade, ativando públicos diversificados, criando oportunidades que envolvam todos enquanto agentes culturais.

Na sua 4.ª edição, o programa deu ênfase ao trabalho laboratorial e foram também desenvolvidos projetos nas áreas da música e teatro. Quanto ao cinema, a aposta passou por trazer à cidade figuras de relevo internacional na área, como é o caso de João Salaviza, realizador já galardoado com inúmeros prémios por todo o mundo, incluindo a Palma de Ouro em Cannes e o Urso de Ouro em Berlim.

Domingo, 17 dez

16h00

Duração: 20 min.

M/12

Teatro Rivoli - Auditório Isabel Alves Costa

Entrada livre