Sociedade

Rusgas fecham hoje as festas de São João do Porto

  • Notícia

    Notícia

#pf_rusgas_117.jpg

Pedro Figueiredo

As tradicionais Rusgas de São João encerram hoje, a partir das 18 horas, as festas da cidade. Tal como no ano passado, o desfile junta sete associações em representação de cada uma das freguesias do Porto e será realizado entre a Praça da Batalha e a Praça General Humberto Delgado, local onde decorrerá a exibição obrigatória perante o júri. Há um ano, a vitória no concurso pertenceu a Campanhã.

Iniciado a 25 de maio, o programa oficial das Festas da cidade encerra com as tradicionais Rusgas de São João. Com início marcado para as 18 horas, o desfile será realizado entre a Praça da Batalha e a Praça General Humberto Delgado, com passagens pelas ruas de Santa Catarina, Passos Manuel e Avenida dos Aliados.

A exibição obrigatória perante o júri, que atribuirá uma pontuação a cada rusga com base em elementos como os trajes, adereços, cenários, música e coreografia, decorrerá, tal como no ano passado, na Praça General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Nesta edição, estarão a concurso sete rusgas em representação de cada uma das freguesias do Porto. O regulamento define que cada rusga deve ser formada obrigatoriamente por um mínimo de 30 elementos. No entanto, o conjunto das sete rusgas perfaz este ano os 1.135 participantes, com a formação mais pequena a juntar 45 pessoas e a maior a chegar aos 300 elementos.

Embora livre, o tema de cada rusga deverá manter um cunho tradicional, evocando factos e costumes da história do Porto. O regulamento estipula ainda que a letra e a música que acompanham cada rusga têm que ser obrigatoriamente originais.

As Rusgas de São João do Porto são uma tradição que remonta a 1957 e que foi recuperada pela Câmara do Porto há já alguns anos, envolvendo as várias freguesias da cidade.

Tal como em 2016, o júri é composto por um total de sete elementos, em representação de cada uma das freguesias. A rusga vencedora será anunciada às 15 horas do dia seguinte, 26 de junho, na antena da Rádio Festival (94.8) e no site da PortoLazer.

Ordem das apresentações:

1 - Junta de Freguesia do Bonfim (Associação O Meu Lugar no Mundo)

2 - União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos (AGIL - Associação de Jovens)

3 - Junta de Freguesia de Ramalde (Associação recreativa e Cultural Conjunto Dramático 26 de Janeiro)

4 - União de Freguesias do Centro Histórico (Clube dos Fenianos Portuenses)

5 - Junta de Freguesia de Paranhos (Rancho Folclórico de Paranhos)

6 - Junta de Freguesia de Campanhã (Associação Cultural e desportiva do Bairro de Falcão)

7 - União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (Orfeão da Foz do Douro)