Sociedade

Rusgas encerraram festas de São João no Porto

  • Notícia

    Notícia

Seis semanas depois do seu arranque, nas Fontainhas, o programa oficial das Festas de São João do Porto encerrou este sábado com as tradicionais Rusgas de São João.

Com início no Terreiro da Sé, as Rusgas de São João terminaram este ano na Alameda das Fontainhas, perante várias milhares de pessoas, depois de um desfile que percorreu as ruas de Saraiva de Carvalho, Duque de Loulé, Alexandre Herculano e Passeio das Fontainhas.

Este ano, estiveram a concurso sete rusgas, em representação de cada uma das freguesias do Porto: União de Freguesias do Centro Histórico, União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Junta de Freguesia de Ramalde, Junta de Freguesia de Campanhã, Junta de Freguesia do Bonfim e Junta de Freguesia de Paranhos.


Os resultados foram anunciados este domingo, às 15 horas, na Rádio Festival, parceira da Câmara Municipal do Porto e da PortoLazer na organização das Rusgas de São João.


A Junta de Freguesia do Bonfim, representada pelo Sporting Clube de São Vítor, foi a vencedora com uma rusga dedicada à Revolução do 25 de abril.  

O júri foi constituído pelo historiador Joel Cleto, a bailarina Liliana Garcia (vencedora do concurso "Achas que sabe dançar"?), a figurinista Cristina Costa (Licenciada em História da Arte e fundadora da ACE - Escola das Artes), a diretora Executiva da Associação de Turismo do Porto, Helena Gonçalves, e o jornalista do Correio da Manhã, Secundino Cunha. Aos jurados, competiu a difícil tarefa de apreciar e avaliar a exibição de cada rusga ao nível da coreografia, cenografia, figurinos e musicalidade.

Em segundo lugar, ficou a Rusga da Junta de Freguesia de Campanhã, representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão. Já o terceiro lugar coube à União de Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro, representada pelo Orfeão da Foz do Douro.