Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Rusgas de São João familiares
30-06-2015

Foi apresentado no passado domingo o resultado final das oficinas de marchas de São João promovidas pela Locomotiva ao longo de duas semanas. Perante uma grande plateia, várias crianças cantaram e interpretam pequenas coreografias preparadas anteriormente por adultos, seus familiares. Foi uma versão alternativa (e familiar) das tradicionais Rusgas de São João.


Intitulada "Toca a Marchar", a iniciativa consistiu num conjunto de oficinas gratuitas, orientadas por Saphir Cristal e a sua equipa de profissionais ligados à música, dança, teatro e artes plásticas.


Enquanto os adultos dedicaram à construção de músicas, letras, cenários e figurinos, os mais novos (dos 5 aos 16 anos) aprenderam músicas, pequenas teatralizações e coreografias simples ligadas às tradicionais marchas populares sanjoaninas. Houve rusgas, flores e sardinhas falantes.


Recorde-se que o projeto Locomotiva terminou no passado fim de semana, após seis meses a dinamizar e requalificar a zona envolvente de São Bento. Desenvolvido por iniciativa da Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, o Locomotiva resultou de uma candidatura submetida ao programa "ON.2 - O Novo Norte" para, desde dezembro de 2014 a junho de 2015, se criarem e consolidarem oportunidades contínuas de ligação entre animação, turismo, criatividade e economia.