Cultura

Rui Moreira vai à primeira conferência de presidentes de câmara das Capitais Europeias da Cultura

  • Notícia

    Notícia

#mno_galeria_academia_florenca.jpg

Rui Moreira vai estar, nos próximos dias 5 e 6 de novembro, em Florença, para participar numa cimeira inédita que irá reunir todos os presidentes de câmara das cidades antigas, atuais e designadas Capitais Europeias da Cultura. Na próxima reunião de Executivo, marcada para terça-feira, o presidente da Câmara do Porto levará para aprovação a subscrição da declaração que orientará os compromissos futuros dos municípios participantes desta conferência.

A Primeira Conferência de Presidentes de Câmara das Capitais Europeias da Cultura nasce, durante o Primeiro Ano Europeu do Património Cultural, para ser fórum de reflexão sobre o papel e o posicionamento que uma cidade detentora do título de Capital Europeia da Cultura deve adotar no contexto europeu e no mundo.

Partindo do princípio de que esta condição - referencia a proposta de Rui Moreira - ultrapassa a iniciativa cultural circunscrita a um dado período de tempo, para "também trazer benefícios sociais e económicos significativos, especialmente quando existe uma estratégia de desenvolvimento cultural de longo prazo da cidade", a integração do Município do Porto nesta rede europeia é sinal evidente de que se vai "continuar a incluir e a manter as políticas e as atividades culturais como prioridade municipal".

Na Cimeira, que acontece naquela cidade italiana, templo da arte renascentista na Europa, todos os presidentes de câmara das Capitais Europeias da Cultura assumirão um conjunto de compromissos, plasmados numa declaração que o autarca irá apresentar ao Executivo na próxima reunião.

Compromissos esses como a promoção do diálogo, a partilha de boas práticas e de experiências sobre políticas culturais e atividades entre municípios (envolvendo também cidades de países terceiros) e a criação de uma rede de Presidentes de Capitais Europeias da Cultura para aferir os progressos efetuados e discutir novas ideias e propostas.

O Porto foi Capital Europeia da Cultura em 2001.