Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Rui Moreira faz diplomacia económica no Qatar
14-03-2015

Presidente da Câmara do Porto encontrou-se com Talib Mustafawi, homem de negócios envolvido na construção da cidade de Doha e parceiro de empresas portuguesas no Qatar, com projetos em curso no valor de 750 milhões de euros. Escritório do empresário em Doha foi concebido por arquiteto portuense que também projetou o edifício da Vodafone, na Avenida da Boavista.


Rui Moreira encontrou-se hoje com Talib Mustafawi, empresário que mantém sociedade com portugueses em duas empresas sediadas em Doha: a MSF Engenharia e a MSF Qatar. Estas sociedades estão a participar na construção da cidade de Doha, um dos casos com maior e mais acelerado desenvolvimento em todo o mundo.


Estas duas empresas estão nesta altura envolvidas em consórcios a quem foram adjudicados dois projetos públicos de enorme envergadura. Um deles, designado como "Roads and Infrastructure in Industrial Area Package 1, orça em mais de mil e trezentos milhões de Qatar Reais e tem um prazo de execução de três anos. Um outro, designado QENFB Infraestructure and Utility Buildings, está orçado em mais de mil e quinhentos milhões de Qatar Reais e tem um prazo de 30 meses, referindo-se à construção de uma base naval para mais de quatro mil pessoas.


As duas empresas com capital português e em que participa o senhor Mustafawi têm um envolvimento nestas empreitadas de aproximadamente 750 milhões de euros. De realçar que o escritório do senhor Mustafawi foi desenhado pelo arquiteto José António Barbosa, do Porto, e contou com o trabalho de carpintaria e de painéis exteriores pré-fabricados de duas empresas portuguesas. José António Barbosa projetou o edifício da Vodafone, na Avenida da Boavista.


Rui Moreira está em visita ao Qatar, a convite da F1H2O, organizadora do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em motonáutica, que este ano terá uma etapa no Rio Douro, de 31 de julho a 2 de agosto, graças à colaboração entre as Câmaras do Porto e de Gaia. Além do senhor Mustafawi, o presidente da Câmara do Porto encontrou-se com portugueses ligados à empresa e a trabalhar no Qatar e foi recebido pelo embaixador de Portugal no Qatar.


Leia também: "Mundial de F1 em preparação no Qatar".