Cultura

"O Porto não é uma nação... é mais..."

  • Notícia

    Notícia

"Ícones do Desporto" estreou ontem à noite no Rivoli e repete este domingo, às 16 horas. Com Rosa Mota e Fernando Gomes em palco e Jorge Nuno Pinto da Costa na plateia, Rui Moreira subiu ao palco e recordou as palavras de Paulo Cunha e Silva ao JN, quando afirmou que apenas seria Ministro da Cultura quando o Porto fosse uma nação.

A intervenção do autarca aconteceu no final do espetáculo, quando decidiu subir ao palco, acompanhado pelo diretor de programação do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, e pelo agora seu adjunto, Guilherme Blanc, que nomeou ao decidir assumir o pelouro da cultura, após a morte do vereador Paulo Cunha e Silva.

O "viva o Paulo" com que terminou a intervenção, antes de abraçar os atores, entre os quais se contavam a própria Rosa Mota e Fernando Gomes, ecoou pelo Rivoli que, nessa mesma noite, se vestiu com as cores da bandeira francesa, no exterior.

Levar ao palco os ícones do desporto tinha sido uma ideia de Paulo Cunha e Silva e, no seu discurso, Rui Moreira deixou uma forte mensagem de confiança na sua equipa e no caminho que disse ter traçado, há anos, com o seu vereador e amigo.