Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Rui Moreira avisa sobre transportes
22-11-2015

O líder do PS prometeu esta semana dar à Câmara de Lisboa a gestão da Carris e da Metro de Lisboa. Na sua crónica semanal no Correio da Manhã, o autarca do Porto diz acreditar que fará o mesmo em relação ao Porto, a menos que o futuro Primeiro-Ministro queira "ser - antes de o ser - o mais centralista governante da História de Portugal".


No artigo que assina no diário, o presidente da Câmara do Porto baseia-se em notícias da semana passada acerca do que terá afirmado António Costa e lembra o desafio que o próprio Rui Moreira tinha deixado ao PCP, em Assembleia Municipal, desafiando os comunistas a usarem a sua participação no futuro governo de esquerda para municipalizarem os transportes públicos. Contudo, no que escreve hoje no CM, o autarca recorda a posição contrária dos comunistas na Assembleia da República dias depois, afirmando: "Não, já o sabíamos, o PCP não quer os transportes nas mãos dos privados. Por razões ideológicas e pelo pavor de perder o controlo sindical, é claro. Mas também não os quer nas mãos do poder local. E não quer os do Porto nas mãos da Câmara do Porto. O PCP quer o monopólio de estado", conclui.


Em jeito de comentário à atual situação política nacional, Rui Moreira inicia a crónica escrevendo: "Ainda temos Governo, mas já não temos Governo. Ainda não temos Governo, mas já temos Governo.", fechando o artigo com alguma ironia: "Nem acredito que o já historicamente centralista PCP aceite que o seu futuro Primeiro-Ministro entregue a Lisboa o que não concorda que seja entregue ao Porto. A menos que, agora, os comunistas também já mudem de opinião, o que até se compreenderia nestes tempos de inovação".


Leia, na íntegra, aqui