Sociedade

Rui Moreira quer reabilitar Campanhã com modelo semelhante ao do Centro Histórico do Porto

  • Notícia

    Notícia

portocanal.jpg

Em entrevista ao Porto Canal, Rui Moreira reafirmou a aposta do executivo na reabilitação de Campanhã e de toda a zona oriental da cidade. Diz que se trata de uma tarefa para 20 anos e que o modelo a aplicar não é semelhante a uma nova Expo, mas mais aproximado ao que está aplicado na baixa do Porto.

Durante a entrevista a Júlio Magalhães, que foi para o ar na última noite do ano e foi repetida na primeira de 2017, o presidente da Câmara admitiu também que a Sociedade de Reabilitação Urbana poderá ser extinta, não apenas porque tem sido difícil encontrar o melhor enquadramento jurídico mas também porque a reabilitação na baixa já está impulsionada.

Sobre o turismo, Rui Moreira lembrou que tem trazido muito em desenvolvimento económico ao Porto, emprego e reabilitação e que os seus impactos negativos estão a ser controlados, citando o caso do transporte turístico, que a Câmara do Porto se prepara para regular.

Também a questão do centralismo esteve em destaque na entrevista, com Rui Moreira a dizer que nem sempre as políticas públicas se lembram da força da indústria do Norte, que diz ser o motor industrial do país. O terminal de contentores do Barreiro e a TAP são exemplos que o autarca não esquece.