Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Equidade regional na saúde
18-03-2016

"Atenção reforçada quanto à questão da equidade regional no financiamento das unidades de saúde". Foi este o pedido que Rui Moreira endereçou a Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde, durante o II Congresso Fundação para a Saúde-SNS, que está a decorrer, até amanhã, no Rivoli.

 

Apesar dos indicadores de sucesso das entidades, escolas e laboratórios presentes na cidade, o autarca do Porto afirmou que, nesta matéria, todos os estudos evidenciam que o Norte tem fundadas razões de queixa e que "urge corrigir este desequilíbrio".

 

Rui Moreira voltou a relembrar a Carta dos Equipamentos de Cuidados de Saúde Primários - elaborada pela Câmara do Porto em parceria com a ARS Norte -, que deverá ser aprovada nas próximas semanas, assim como, a necessidade da sua implementação com "seriedade e diligência".

 

Estas e outras questões foram levantadas na sessão de abertura do II Congresso Fundação para a Saúde-SNS que contou com as intervenções de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde, Constantino Sakellarides, presidente da Fundação Serviço Nacional de Saúde, Francisco George, diretor-geral de Saúde, e Miguel Guimarães, presidente da Seção Regional Norte da Ordem dos Médicos.

 

Este ano, o II Congresso Fundação para a Saúde-SNS debruça-se sob o tema "SNS: Património de todos" e, durante dois dias, 18 e 19 de março, apresenta um programa que integra um vasto leque de especialistas, cujas intervenções estarão focadas em temáticas no âmbito da "Europa e Saúde", do "Capital Humano e SNS" e da "Cidadania e Saúde".

 

No último dia da iniciativa, pelas 14,30 horas, será apresentado o livro "Porto Saúde - Momento e Movimento", uma obra que traça o passado, presente e futuro da saúde no Porto.

 

A Fundação Serviço Nacional de Saúde apresenta-se como uma "iniciativa de cidadania responsável, independente de qualquer outra entidade pública ou privada" que trabalha com as autoridades de saúde para assegurar o bom exercício da sua missão.