Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Rui Moreira no Eurocities Copenhaga /Malmo
04-11-2015

O presidente da Câmara do Porto encontra-se a participar hoje e amanhã na assembleia-geral Eurocities 2015 Copenhaga /Malmo, dedicada à temática das "cidades vivas, crescimento urbano sustentável e qualidade de vida", acompanhado do vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo.


A iniciativa decorre até sexta-feira com conferências e mesas redondas em ambas as cidades dinamarquesa (Copenhaga) e sueca (Malmo) e tem como objetivo explorar novas formas de promover o crescimento económico sustentável, criar emprego e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, incidindo sobre quatro grandes áreas de análise: qualidade do ar, emprego, cidades atrativas ao investimento e mobilidade urbana.


Rui Moreira vai participar numa mesa redonda sobre "investimento seguro e desenvolvimento económico local" juntamente com representantes políticos das cidades de Gotemburgo, Florença, Edimburgo e Toulouse.


O vereador da Inovação e Ambiente integra um painel sobre a "qualidade do ar", onde também irão estar presentes representantes da área ambiental das cidades de Copenhaga, Londres, Münster, do Parlamento Europeu, dos Estados Unidos e da Suécia. O objetivo da discussão é focar soluções e dar exemplos que possam ajudar a reduzir a poluição do ar, melhorando as relações de cooperação, a nível nacional, bem como entre diferentes cidades europeias.


Durante o Eurocities 2015 Copenhaga /Malmo serão ainda entregues os prémios relativos às melhores práticas sobre o crescimento urbano e qualidade de vida sustentáveis.


A rede de cidades Eurocities foi fundada em 1986 sendo que o Porto é membro desde 1990. Trata-se de uma rede que pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias e integra atualmente 140 cidades de mais de 30 países.


+Info: Eurocities 2015 Copenhaga /Malmo