Sociedade

Rui Moreira nomeia Rui Loza vice-presidente

  • Notícia

    Notícia

#mno_Rui_Loza_RE_01.jpg

O presidente da Câmara do Porto  nomeou hoje Rui Loza vice-presidente da autarquia até ao final do mandato. O arquitecto que desde meados de maio detém o pelouro do urbanismo, foi eleito nas listas de Rui Moreira há quatro anos, mas não é candidato nas próximas eleições autárquicas.

A nomeação surge na sequência da renúncia às competências de Guilhermina Rego, esta semana indigitada como presidente do Conselho de Administração da APDL, o que a obrigou a abdicar das competências na autarquia.

Rui Moreira ficará com os pelouros detidos pela sua ex-vice-presidente da Câmara, que se mantém como vereadora, agora sem competências, entregando apenas as Tecnologias de Informação ao vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo.


O novo vice-presidente foi coordenador da elaboração do processo de candidatura do Centro Histórico do Porto à inclusão na Lista do Património Mundial da UNESCO (1996) e coordenou, em 2008, a equipa que elaborou o Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto, Património Mundial.

É arquitecto, urbanista e investigador, com larga experiencia em processos de Reabilitação Urbana, Ordenamento do Território e Ambiente Foi professor de Arquitectura e de Planeamento Regional e Urbano.

É autor de numerosos planos e projectos de arquitectura e de urbanismo e de um grande número de artigos, comunicações e conferências sobre Arquitectura, Planeamento, Reabilitação Urbana, Política de Cidades, Turismo Cultural e Património.

É um conhecedor e divulgador entusiástico do Porto Património Mundial.