Sociedade

Rui Moreira na cimeira de Mayors da Alliance of Liberals and Democrats for Europe como independente

  • Notícia

    Notícia

#mno_intervensao_RM_jn_04.jpg

A STCP passou a ter gestão municipal e os novos autocarros já estão a chegar

Miguel Nogueira

Rui Moreira participa hoje no 4º Liberal Mayors Summit, em Madrid, a convite da Alliance of Liberals and Democrats for Europe, que realiza na capital espanhola o seu congresso anual. O presidente da Câmara do Porto foi convidado, como independente, a participar nos trabalhos e tem agendados encontros bilaterais com o belga Bart Sommers, o presidente da organização, e com o espanhol Albert Rivera, presidente do Ciudadanos.

Bart Somers, que também é presidente da Câmara de Mechelen, recebeu em 2016 a distinção de World Mayor Prize, pelos resultados alcançados no acolhimento a refugiados nos últimos anos e na forma como a cidade os conseguiu integrar cultural, religiosa e socialmente. É conhecido por combater o radicalismo e o populismo.

Ontem, numa entrevista ao jornal La Voz de Galicia, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, nomeou Rui Moreira como um exemplo do que pode acontecer na Europa no combate ao fenómeno do populismo, elogiando a plataforma independente criada na cidade do Porto. Rivera comparou a luta de Rui Moreira contra o populismo e nacionalismo a Manuel Valls, ex-ministro francês do interior e candidato às Presidenciais Francesas em 2017.

Os presidentes de Câmara, reunidos hoje em Madrid, pretendem assinar uma declaração contra o populismo, dizendo que há princípios políticos na democracia local que não são negociáveis, mostrando-se preocupados com fenómenos como os dos ciber-ataques em política e interessados em reforçar os mecanismos de independência dos órgãos locais, entre outros aspetos.

Rui Moreira foi o primeiro presidente da Câmara independente na Europa Ocidental a ser eleito numa grande cidade, tendo aparecido, em 2013, aquando da sua eleição, na capa do New York Times por esse motivo. Internacionalmente, o caso das eleições e a gestão de cidade do presidente da Câmara do Porto têm sido nomeados como exemplo e Rui Moreira solicitado para proferir conferências e participar em cimeiras de Mayors em todo o Mundo.