Política

Rui Moreira levou a Moscovo a experiência dos grandes eventos no Porto

  • Notícia

    Notícia

#DR_Rui_Moreira_Forum_Moscovo.jpg

O presidente da Câmara do Porto é um dos oradores convidados do MUF - Moscow Urban Forum a decorrer na capital russa. Rui Moreira interveio hoje no painel "Capital de experiências: os eventos como impulsionadores da economia urbana", onde expôs a realidade da cidade neste domínio. Nesta quarta-feira participa num segundo debate, sobre a importância da Cultura como base da economia do futuro.

Reunindo profissionais de todo o mundo, de políticos a empresários, arquitetos e economistas, o MUF é um fórum anual para o pensamento e planeamento das estratégias urbanas, considerando vários campos, nomeadamente a arquitetura e setores da economia. Nesta edição apresenta como mote "A megacidade do futuro: um novo espaço para se viver". O intuito é "partilhar pontos de vista sobre as tendências e os desafios que enfrentam as megacidades mundiais".

A participação de Rui Moreira no encontro reflete o crescente protagonismo do Porto no mapa mundial, enquanto referência de um modelo de cidade sustentável que assume a Cultura como pilar. A partir deste eixo desenvolvem-se outros, como é o caso da realização e receção de grandes eventos públicos.

Num fórum que reúne representantes de cidades como Hamburgo, Amesterdão ou Valência, entre muitas outras, o presidente da Câmara do Porto intervirá, nos dois dias, em painéis sobre a Cultura como setor-chave da sustentabilidade urbana e a importância dos grandes eventos na criação de experiências que captam públicos e se tornam dínamos do desenvolvimento.