Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Rui Moreira leva inovação no Porto a seminário que hoje decorre em São Paulo (assista em direto)
10-06-2016

Rui Moreira participa hoje, com vários empresários, num seminário sobre empreendedorismo no âmbito do "Experimenta Portugal 2016", evento promovido pelo Consulado português em São Paulo e que pretende também comemorar o dia de Portugal e das Comunidades. O presidente da Câmara do Porto participa numa mesa redonda sobre empreendedorismo e inovação em Portugal e abordagens possíveis para o cenário brasileiro.


Além do autarca, participam também João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria e Paulo Lourenço, Cônsul Geral de Portugal em São Paulo.


Segundo o jornal "Folha de São Paulo", Rui Moreira lembra que o Estado de São Paulo é maior do que Portugal inteiro e que "há algumas questões semelhantes" entre os dois territórios.


ASSISTA AQUI EM DIRETO


A gentrificação é um dos fenómenos apontados como sendo comuns aos dois espaços: "os ricos vivem próximos do centro das cidades e os pobres afastados", diz Rui Moreira, apontando esse fenómeno como sendo um problema comum a cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto e preconizando que os políticos "têm que encontrar formas de promover bairros em que as classes se misturem".


Ainda segundo a "Folha de São Paulo", o Porto está a reabilitar-se mas Rui Moreira reconhece que "o poder político não pode fazer tudo. Nós temos que criar condições para que as empresas se possam desenvolver. Não podemos ser nós a plantar todas as árvores, mas podemos atuar como jardineiros", cita aquele que é um dos maiores jornais do Brasil.


O artigo refere-se ainda ao projeto do Matadouro Industrial que Rui Moreira que chama a atenção para o espaço aos empreendedores brasileiros: "vamos entregar o espaço completamente reabilitado, mas o acabamento será feito pelas empresas que lá se queiram instalar". Segundo o jornal, o projeto já tem investidores externos interessados.


Em entrevista à Lusa, o cônsul-geral português em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, destacou a importância do projeto Experimenta Portugal 2016 para a visibilidade do país no Brasil.


Segundo o cônsul, está a ser promovido "um conjunto de eventos para trazer ao público uma leitura mais completa do que é Portugal hoje em dia."


O encontro de empreendedorismo e inovação, em que Rui Moreira participa, "tratará de formas de superar a crise económica, e será um dos mais importantes da programação", disse.