Sociedade

Rui Moreira leva ao Peru experiência do Porto na regeneração urbana

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto foi hoje orador convidado do fórum internacional "Diálogo Regional de Política - Património e Cidade", a decorrer em Lima, no Peru. No encontro, Rui Moreira apresentou a uma plateia de responsáveis políticos oriundos de países da América Latina e Caribe o caso de sucesso do Porto no domínio da regeneração urbana que, conciliada com a preservação do património cultural, posicionou a cidade entre as mais atrativas em termos turísticos e culturais.

Foi já no terceiro e último dia do fórum que Rui Moreira interveio no painel "Património e Cidade Produtiva". Tendo como assistência um conjunto de presidentes de câmara e de responsáveis pelos ministérios da Cultura da região andina, o autarca explicou o caminho que o Porto percorreu nos últimos anos, especialmente ao nível da preservação e valorização do património e da requalificação do Centro Histórico, dando exemplos das soluções adotadas pela cidade para capitalizar esse investimento a favor da sustentabilidade e regeneração urbana.

A partir da intervenção, gerou-se um interessante diálogo que possibilitou ao presidente da Câmara do Porto aprofundar as políticas implementadas pelo Executivo municipal, sobretudo em matérias ligadas ao Urbanismo, Economia e Cultura.

"Sob a liderança de Rui Moreira, a cidade do Porto tornou-se num caso exemplar de crescimento, alicerçada nos seus ativos patrimoniais e no turismo, colocando-a no topo da lista entre as cidades mais interessantes e procuradas a nível mundial", sustenta a organização que endereçou o convite ao autarca.

A iniciativa, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e apoiada pelo Governo do Peru através do seu Ministério da Cultura, enquadra-se nas jornadas do "Diálogo Regional de Política", que são frequentemente promovidas pela região andina.

Neste fórum, o debate incidiu sobre a "capacidade de resiliência das cidades na preservação do seu património cultural urbano", que pode ser vantajosa para o "desenvolvimento de uma economia local sustentada em atividades como o turismo e as indústrias culturais e criativas".

Rui Moreira foi o único autarca europeu em funções convidado para o evento, sendo que também marcou presença na iniciativa o ex-presidente da Câmara de Vitoria-Gasteiz, Alfonso Alonso, hoje deputado da comunidade autónoma do País Basco, em Espanha.

Para os países da América Latina e do Caribe (ALC) esta troca de experiências representa uma grande oportunidade para a regeneração das suas cidades. A região possui cerca de 140 locais declarados como Património Mundial pela UNESCO, incluindo 42 centros históricos reconhecidos. Para além deste reconhecimento internacional, mais de 600 centros históricos desta zona do globo foram declarados património de interesse cultural e patrimonial ao abrigo das respetivas legislações nacionais.