Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Rui Moreira lança livro sobre a TAP
16-03-2016

"TAP - Caixa Negra" é o título do livro que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o seu adjunto, Nuno Nogueira Santos, escreveram acerca da polémica estratégia de abandono do aeroporto do Porto por parte da TAP. O livro, que será lançado no mercado no próximo dia 22, no Auditório da Fundação de Serralves, com entrada livre e é editado pela Almedina e foi prefaciado por Luís Valente de Oliveira, ex-ministro em cinco governos de Portugal.

 

A obra explica as razões da luta que Rui Moreira tem lançado em defesa do aeroporto do Porto, da sua cidade e da região Norte e revela os bastidores do diferendo com a TAP a que chamou "guerra séria". 

 

Em cerca de 250 páginas de texto, os autores dividem dez capítulos, onde se recua no tempo, para que se percebam todos os contornos da privatização da ANA, empresa gestora dos aeroportos em Portugal, e a luta que o então presidente da Associação Comercial do Porto, hoje autarca, travou para evitar a construção do aeroporto na Ota e em Alcochete.

 

O livro revela números e outros dados acerca da actividade da TAP, das suas participadas, dos negócios no Brasil, da compra e desaparecimento da Portugália e da contratação da White Airways para operar a anunciada ponte aérea entre o Porto e Lisboa, com aviões da brasileira Azul.

 

Na narração que faz dos acontecimentos, Rui Moreira revela pormenores desconhecidos acerca da vinda da Ryanair para Portugal, de jantares secretos e cartas a vários primeiros-ministros e transmite com clareza o que pensa sobre o centralismo crescente em Portugal.