Sociedade

Rui Moreira em Viena para mostrar como o Porto prepara o futuro sustentável

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto foi, esta manhã, o orador principal no maior evento europeu dedicado ao futuro sustentável das cidades, a Urban Future Global Conference (Conferência Mundial do Futuro das Cidades), que decorre em Viena até dia 2 de março.

Rui Moreira foi convidado para ser o orador do painel "How to lead change in your city" (Como liderar a mudança na sua cidade), que decorreu no primeiro dia da iniciativa, que reúne as cidades que estão a marcar a diferença pela aposta em políticas sustentáveis.

Participaram ainda no mesmo debate Greg Clark, secretário de Estado para os Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido, Andrea Reimer, presidente da Câmara de Vancouver (Canadá), Lennert Middelkoop, vereador responsável pelo Desenvolvimento Urbano e da Economia de Utrecht (Holanda), e Mary Skelton Roberts, co-diretora para o Clima, da organização norte-americana Barr Foundation.

Aflorar o tema da sustentabilidade, através da troca de experiências entre várias cidades do mundo que estão verdadeiramente interessadas em preparar o espaço urbano para o futuro, é um dos desígnios deste encontro, o maior a nível mundial.

Em Viena, o autarca expôs os projetos que o Porto está a desenvolver neste âmbito, que envolve três áreas de atuação distintas: ambiente, habitação e a mobilidade.

A Urban Future Global Conference reúne, até sexta-feira, três mil participantes de 400 cidades do mundo. Entre os principais intervenientes destacam-se presidentes de câmara, arquitetos, especialistas em mobilidade, urbanistas, cientistas, ambientalistas, especialistas em inovação e muito mais.