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Alternativas à TAP para médio curso

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O presidente da Câmara do Porto anunciou esta manhã que reuniu ontem, em Madrid, com um operador privado de aviação para assegurar a ligação Porto-Milão relativa aos aeroportos de Malpensa e Linate, rotas que serão suspensas pala TAP a partir de 27 de março.

As companhias
de baixo-custo Vueling e Ryanair já voam para os destinos suprimidos pela Transportadora
Aérea Nacional (TAP), sendo que a Vueling opera para dois deles, Bruxelas e Barcelona, e a Ryanair para os quatro destinos, ou seja, Barcelona, Milão, Bruxelas e Roma.


Contudo, no
caso da cidade italiana de Milão, a rota assegurada pela Ryanair destina-se apenas ao aeroporto de Bergamo, estando, agora, o presidente da câmara do Porto à procura de soluções de mercado para os
aeroportos italianos de Linate e Malpensa.


"Principalmente
pelo turismo de negócios, precisamos de continuar a ter companhias que atuam nos
principais aeroportos europeus e que garantem a frequência desses mesmo voos",
explicou aos jornalistas.


O recurso ao
mercado privado para garantir que, no Porto, continuem a existir ligações
diretas com as principais cidades europeias, para Rui Moreira, só faz sentido
se a TAP sempre for privatizada. Se as intenções do atual Governo de manter a
empresa na esfera pública forem para a frente, o presidente da Câmara do Porto exige
que seja cumprido o "serviço público".


"Aí
teremos que perguntar se o interesse público é só Lisboa. Aí exigimos serviço
público e que a TAP não seja alfacinha, seja TAP Portugal", afirmou Rui
Moreira, alertando que, por exemplo, a ligação direta da TAP Vigo-Lisboa mostra
"que querem que os passageiros da Galiza viagem para África ou para a
América Latina através de Lisboa".


"Durante muitos
anos tivemos uma TAP pública que prestou apenas serviço a Lisboa e abandonou o
Porto. Se tivermos que ficar com a TAP, com todo o ónus que é para nós
contribuintes, ou menos que sirva o país todo, ou não vale a pena", afirmou o
autarca.


Recorde-se
que a dois de dezembro Rui Moreira denunciou a possibilidade de a TAP acabar com os voos de longo curso a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro e avisou
que isso poderia levar o Porto a "abandonar" a transportadora.


Após uma
reunião com o conselho de administração da empresa de aviação portuguesa, o presidente
da Câmara do Porto disse que lhe foi comunicado que se iriam manter os voos intercontinentais,
passaria a existir uma ponte aérea com Lisboa de hora a hora e a empresa iria reduzir o número de rotas para destinos europeus, nomeadamente, Barcelona (Espanha),
Bruxelas (Bélgica), Milão e Roma (Itália).

Atualmente,
a companhia aérea Ryanair assegura uma ligação diária todos os dias a Bruxelas e
Milão (aeroporto de Bergamo), o destino Roma tem duas ligações semanais (à
segunda e sexta-feira) e a cidade espanhola de Barcelona é servida por dez voos
semanais (com frequência diária).

A Vueling
opera nas rotas Porto - Bruxelas seis vezes por semana (sem ligação ao sábado)
e Porto - Barcelona, com quatro voos semanais (sem ligação terças, quintas e
sábados).