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Destaques

Alternativas à TAP para médio curso
21-01-2016
O presidente da Câmara do Porto anunciou esta manhã que reuniu ontem, em Madrid, com um operador privado de aviação para assegurar a ligação Porto-Milão relativa aos aeroportos de Malpensa e Linate, rotas que serão suspensas pala TAP a partir de 27 de março.


As companhias de baixo-custo Vueling e Ryanair já voam para os destinos suprimidos pela Transportadora Aérea Nacional (TAP), sendo que a Vueling opera para dois deles, Bruxelas e Barcelona, e a Ryanair para os quatro destinos, ou seja, Barcelona, Milão, Bruxelas e Roma.


Contudo, no caso da cidade italiana de Milão, a rota assegurada pela Ryanair destina-se apenas ao aeroporto de Bergamo, estando, agora, o presidente da câmara do Porto à procura de soluções de mercado para os aeroportos italianos de Linate e Malpensa.


"Principalmente pelo turismo de negócios, precisamos de continuar a ter companhias que atuam nos principais aeroportos europeus e que garantem a frequência desses mesmo voos", explicou aos jornalistas.


O recurso ao mercado privado para garantir que, no Porto, continuem a existir ligações diretas com as principais cidades europeias, para Rui Moreira, só faz sentido se a TAP sempre for privatizada. Se as intenções do atual Governo de manter a empresa na esfera pública forem para a frente, o presidente da Câmara do Porto exige que seja cumprido o "serviço público".


"Aí teremos que perguntar se o interesse público é só Lisboa. Aí exigimos serviço público e que a TAP não seja alfacinha, seja TAP Portugal", afirmou Rui Moreira, alertando que, por exemplo, a ligação direta da TAP Vigo-Lisboa mostra "que querem que os passageiros da Galiza viagem para África ou para a América Latina através de Lisboa".


"Durante muitos anos tivemos uma TAP pública que prestou apenas serviço a Lisboa e abandonou o Porto. Se tivermos que ficar com a TAP, com todo o ónus que é para nós contribuintes, ou menos que sirva o país todo, ou não vale a pena", afirmou o autarca.


Recorde-se que a dois de dezembro Rui Moreira denunciou a possibilidade de a TAP acabar com os voos de longo curso a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro e avisou que isso poderia levar o Porto a "abandonar" a transportadora.


Após uma reunião com o conselho de administração da empresa de aviação portuguesa, o presidente da Câmara do Porto disse que lhe foi comunicado que se iriam manter os voos intercontinentais, passaria a existir uma ponte aérea com Lisboa de hora a hora e a empresa iria reduzir o número de rotas para destinos europeus, nomeadamente, Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Milão e Roma (Itália).


Atualmente, a companhia aérea Ryanair assegura uma ligação diária todos os dias a Bruxelas e Milão (aeroporto de Bergamo), o destino Roma tem duas ligações semanais (à segunda e sexta-feira) e a cidade espanhola de Barcelona é servida por dez voos semanais (com frequência diária).


A Vueling opera nas rotas Porto - Bruxelas seis vezes por semana (sem ligação ao sábado) e Porto - Barcelona, com quatro voos semanais (sem ligação terças, quintas e sábados).