Sociedade

Rui Moreira entrega bolsas de estudo e desafia alunos a não temerem o futuro

  • Notícia

    Notícia

#DR_Porto_de_conhecimento_01.jpg

O presidente da Câmara do Porto entregou mais 20 bolsas de estudo para o Ensino Superior a outros tantos alunos de escolas da cidade, incentivando-os a prosseguirem com "o empenho e a dedicação" que os trouxeram até aqui e garantindo-lhes que terão sempre apoio.

Rui Moreira referia-se a apoio da autarquia - que atribui estas bolsas através do programa Porto de Conhecimento em conjunto com a quase totalidade das instituições de ensino superior privado e cooperativo presentes no Porto - mas também à rede social que cada indivíduo vai desenvolvendo: a família, os amigos, os colegas, os professores e, no próximo passo para estes estudantes, o conjunto da Academia.

"Não tenham medo do futuro nem do desconhecido", avisou o autarca durante a cerimónia realizada ao fim do dia de ontem nos Paços do Concelho, apelando aos 20 jovens contemplados para que "aproveitem bem esta etapa porque o futuro é vosso".

Rui Moreira enquadrou a iniciativa municipal de atribuição destas bolsas de estudo para o ensino superior e o programa Porto de Conhecimento na estratégia da cidade para dotar os seus recursos humanos de melhores ferramentas que os fortaleçam face ao mercado de trabalho, o que solidifica o conceito de "Porto, cidade educadora".

Neste caso, as bolsas visam apoiar a prossecução dos estudos de jovens do Município em situação de fragilidade económica, o que contribui para premiar o mérito escolar, promover a igualdade de oportunidades, a capacitação e qualificação do potencial jovem do município e a sua fixação ao território, entroncando assim na prioridade da renovação do tecido social.

Por isso, Rui Moreira concluiu citando o pedagogo lusófono Paulo Freire: "A educação não muda o mundo; muda as pessoas que irão mudar o mundo".

O programa Porto de Conhecimento resulta de uma iniciativa da Câmara do Porto e envolve a Escola Superior Artística do Porto, Escola Paula Frassinetti, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Instituto Superior de Administração e Gestão, Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Lusíada, Universidade Lusófona e Universidade Portucalense.