Política

Rui Moreira e António Cunha encontram-se para almoço na Casa do Roseiral

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recebeu hoje António Cunha, candidato à presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), na Casa do Roseiral. As eleições estão marcadas para o próximo dia 13 de outubro. 

O almoço informal serviu para o autarca e o ex-reitor da Universidade do Minho, entre 2009 e 2017, abordarem questões relativas ao Porto e à Região Norte, e para o candidato a próximo presidente da CCDR-N, que foi convidado pelo PS e PSD após acordo entre António Costa e Rui Rio, apresentar ao presidente da Câmara do Porto algumas ideias relativas ao próximo mandato da entidade que gere os fundos comunitários da Região.

A receção de cortesia não belisca a posição de Rui Moreira, que assumiu publicamente discordar do novo modelo de eleição das CCDR, e que disse preferir que o atual presidente ainda em funções, Fernando Freire de Sousa, continuasse no cargo até 2024, pelo conhecimento adquirido em dossiês complexos e pelo seu à vontade nos gabinetes de Bruxelas. No entanto, deixa evidente a relação cordial entre Rui Moreira e António Cunha, velhos conhecidos e admiradores do percurso um do outro.

No final da semana anterior, o presidente da Câmara do Porto tornou ainda público que não participaria da eleição marcada para o dia 13 de outubro, que vai reunir um colégio eleitoral de centenas de autarcas.