Sociedade

Rui Moreira convidado a mostrar nos EUA projetos emblemáticos do Porto

  • Notícia

    Notícia

#fib_parque_oriental_10.jpg

O presidente da Câmara do Porto viajou esta segunda-feira para Portland, nos EUA, onde vai participar na IMCL - "The International Making Cities Livable Conferences" ("Conferências Internacionais sobre Cidades Saudáveis"), que decorre na cidade norte-americana durante esta semana.

A apresentação de Rui Moreira, agendada para esta quarta-feira, dia 19 de junho, vai incidir sobre o trabalho que o Município tem feito para tornar o Porto uma cidade mais saudável, tema desta 56.ª edição da IMCL.

Assim, a intervenção irá focar-se no investimento realizado pelo Município do Porto em matéria de habitação social, nos programas de habitação de renda acessível para a classe média, no progressivo melhoramento dos espaços verdes, sem esquecer o incentivo à reabilitação urbana e aos projetos para alavancar a zona oriental.

Para elucidar a audiência, o autarca partirá de três exemplos concretos, designadamente a dinamização e revitalização do Centro Histórico, a duplicação do Parque Oriental e o projeto para a reconversão do Matadouro Industrial. Estes três temas figuram, aliás, entre a informação disponibilizada pela IMCL no seu site institucional.

As Conferências Internacionais sobre Cidades Saudáveis realizam-se desde 1985 entre os EUA e a Europa e distinguem-se pelo envolvimento e participação de todos os agentes que concorrem, efetivamente, para tornar as cidades mais saudáveis em todas as suas dimensões. Desde governantes locais, passando por arquitetos, projetistas, líderes comunitários, gestores de saúde pública, até artistas e outros responsáveis pela vivência das cidades têm neste fórum mundial uma oportunidade única para a partilha de experiências, ideias, estratégias e conhecimento.

Mais informações em: www.livablecities.org/