Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Moreira e Passos assinam acordo histórico
15-07-2015

O Governo português e a Câmara do Porto chegaram a acordo quanto a vários dossiês e processos em aberto, respeitantes a conflitos históricos. O mais significativo dizia respeito às indemnizações devidas à cidade pelos terrenos do Aeroporto. O anúncio foi hoje feito pelo Primeiro-Ministro e pelo presidente da Câmara do Porto, numa cerimónia, que decorreu esta tarde nos Paços do Concelho.


Igualmente sanados ficam vários processos respeitantes a valores devidos de parte a parte a propósito da STCP e Metro do Porto.


O acordo, que permitirá avançar de imediato para a construção do terminal intermodal de Campanhã, a realizar pela Câmara do Porto, valerá ainda à autarquia um saldo de mais de 40 milhões de euros, incluindo cinco milhões referentes a um contrato-programa para a Sociedade de Reabilitação Urbana, que passará a ser totalmente detida pelo município.


Rui Moreira e Pedro Passos Coelho, que negociaram o acordo durante meses, e que vem encerrar processos que se arrastavam desde a década de 70 do século passado, classificaram a solução como histórica e realçaram a vontade mútua de negociar, discretamente e com lealdade.

Pedro Passos Coelho está hoje em visita oficial ao Porto e esta manhã inaugurou o Museu da Santa Casa da Misericórdia, na Rua das Flores, visitou a Casa do Infante e conheceu a requalificação da marginal do Douro.