Sociedade

Rui Moreira anuncia 2% de redução no preço da água no Município do Porto

  • Notícia

    Notícia

Ribeira.jpg

Miguel Nogueira

Rui Moreira anunciou hoje, em reunião pública de executivo, que o preço da água no Porto vai baixar em 2019. A Câmara do Porto já enviou a proposta de tarifário à Entidade Reguladora, onde se propõe uma redução de 2% na tarifa base, que abrange todos os munícipes e que tem um impacto maior naqueles que apresentam menores consumos, tradicionalmente as famílias mais carenciadas.

Por outro lado, mantendo a tarifa especial para famílias numerosas, a redução de 2% agora anunciada aplica-se igualmente ao primeiro escalão desta tarifa cujo volume de consumo é tanto maior quanto a dimensão do agregado familiar.

Note-se que esta redução do preço da água no Porto acontece num ano em que a matéria-prima vai aumentar 2,38%, pelo que o ganho para o consumidor é significativo, tendo ainda em conta a inflação.

Isto é possível graças aos resultados de eficiência na gestão da empresa e apesar dos enormes investimentos que têm vindo a ser feitos na rede, com ganhos ambientais, na qualidade da água e do serviço prestado.

No mandato passado, o executivo presidido por Rui Moreira manteve estável o preço da água, reduzindo o seu preço real, face à inflação.

Segundo informou o presidente da Câmara, um estudo da DECO indica que o Porto já tinha, antes desta redução, "a segunda água mais barata da Área Metropolitana do Porto e a terceira mais barata do país, em municípios de grande dimensão". O estudo baseia-se em consumos médios por município e inclui já a taxa de saneamento. Portanto é a factura real.