Sociedade

Rui Moreira acompanhou operação policial noturna montada na Baixa da cidade

  • Notícia

    Notícia

O Presidente da Câmara do Porto andou por vários locais do centro da cidade, durante a noite de ontem e madrugada de hoje, acompanhado pelo comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva, para ver como estavam organizadas as forças policiais, após os desacatos provocados por adeptos estrangeiros de futebol, nas duas noites anteriores.

A ronda iniciou às 22 horas e só se deu por concluída às 2 horas da manhã desta sexta-feira. Os quilómetros percorridos a pé durante quatro horas concentram-se na zona da Movida, onde se ouviram responsáveis por vários estabelecimentos de restauração e animação noturna, e incluíram a Praça de D. Filipa de Lencastre e a Rua de José Falcão, onde se registaram desacatos provocados por adeptos belgas e ingleses, como se viu nalgumas imagens amplamente difundidas nos últimos dias.

O percurso de Rui Moreira e António Leitão da Silva contemplou também a Avenida dos Aliados e a Estação de São Bento, sinalizadas pelas forças de segurança como os principais pontos de chegada daqueles adeptos à cidade, transportados de camioneta ou comboio, já depois do final das competições europeias de futebol que motivaram a sua vinda ao país.

Neste périplo noturno, que tinha por objetivo ver como estava montada a operação da PSP, depois de o autarca ter exigido ao Ministério da Administração Interna o reforço do policiamento na cidade, o presidente da Câmara passou também pela Rua de Camões, onde trabalhadores da empresa municipal Águas do Porto resolviam a rutura de uma conduta de água. Os trabalhos decorreram durante toda a madrugada e na manhã desta sexta-feira a situação estava resolvida.

O reforço policial e a organização das forças de segurança possibilitou assim uma noite tranquila no centro da cidade, evitando o registo de incidentes pela terceira noite consecutiva.