Sociedade

Roteiro une uma cidade com tradição e cultura nas sugestões de fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#mno_expo_lojas_do_porto_01.JPG

Miguel Nogueira

Que tal iniciar o seu fim de semana com um roteiro pela tradição do Porto? O "Porto." sugere-lhe descobrir uma cidade vista à luz do seu comércio e das lojas que também lhe trouxeram identidade na exposição "Lojas do Porto - História e Identidade", patente na Casa do Infante. Depois, e na companhia dos mais novos, que tal participar numa oficina de Carnaval no Mercado Temporário do Bolhão? Para serenar o corpo e a alma, deixamos também a proposta do Rivoli para ouvir novos talentos da música clássica no violoncelo e no piano.

Há "Lojas do Porto" que mostram a História e Identidade da cidade

A exposição parte de documentos, imagens e objetos do Arquivo Histórico Municipal do Porto e de várias empresas e é focada na matriz comercial da cidade e nas histórias que compõem as lojas tradicionais do Porto. Tem entrada livre e pode ser visitada na Casa do Infante entre as 10 e as 13 e entre as 14 e as 17,30 horas.

Sábados em família no Mercado Temporário do Bolhão

Neste sábado, a partir das 15 horas, há uma oficina de carnaval para toda a família no Mercado Temporário do Bolhão. Com inspiração nos peixes do mar e dos rios e nas peixarias do mercado, a ideia é produzir um enorme cardume com escamas coloridas, guelras prateadas e barbatanas ondulantes. A participação é gratuita.

"Quem vê caras vê corações"

A família eternizada num retrato coletivo é a proposta do Museu da Cidade para o domingo. A oficina artística decorre na Casa do Infante, a partir das 11 horas, e tem participação gratuita, mas é aconselhada inscrição (dmm@cm-porto.pt).

Espetáculo inspirado em Marguerite Duras

"A Fera da Selva" é o espetáculo que Miguel Loureiro apresenta no Rivoli neste sábado, a partir de um texto de Marguerite Duras e interpretado por Margarida Marinho e Filipe Duarte. Com apresentação às 19 horas, esta é uma peça sobre o medo de afirmar coisas na vida.

Vários mercados de rua pela cidade

Há várias edições de mercados de rua neste fim de semana, que levam o público a diferentes locais da cidade, sempre dependentes das condições meteorológicas. Artesanato, produtos bio, peças de autor, vestuário e adereços, artigos vintage ou antiguidades preenchem as bancas:

- Mercado de Artesanato do Porto: Praça de Parada Leitão / sexta e sábado das 9 às 19 horas

- Mercadinho dos Clérigos: Rua de Cândido dos Reis / sábado das 10 às 20 horas

- Mercado da Alegria: Jardim do Passeio Alegre / domingo das 10 às 18 horas

- Mercado Porto Belo: Praça de Carlos Alberto / sábado das 10 às 19 horas

Vá ao cinema na Baixa

O cinema Trindade está a celebrar o segundo aniversário da reabertura e apresenta uma programação especial, com dezenas de filmes organizados por: Antestreias; Realizador em Foco; Via Latina; Portugal Cinema. Faça a sua escolha e desfrute.

Exposição viva de 100 mil tulipas floresce pela cidade

Há uma exposição viva de tulipas espalhada pelos vários jardins e praças da cidade, que começam a florescer por estes dias. São mais de oito variedades numa harmoniosa combinação de cores, que encantam quem com elas se depara ou vai à sua descoberta.

Viagem pela anatomia do corpo humano

A exposição "Corpo Humano - A Ciência da Vida" está patente no edifício da Alfândega do Porto. Entendida por muitos como uma aula completa de anatomia, é uma viagem emocionante pelo interior do corpo humano, onde se descobre o seu funcionamento. Integra mais de 100 órgãos, estruturas ósseas e oito corpos humanos completos.

Recital de violoncelo e piano

O Rivoli apresenta novos talentos da música com um recital de violoncelo e piano, na tarde do deste sábado. A violoncelista Ana Filomena Silva e a pianista Sara Vaz tocam a partir das 17 horas, no Pequeno Auditório, em mais uma iniciativa da parceria com o Curso de Música Silva Monteiro que vem revelando novos talentos musicais.

Últimos dias de Transantiquity na Galeria Municipal

A Galeria Municipal do Porto propõe um projeto expositivo cujas obras estabelecem uma relação entre os paradigmas da Antiguidade e o tempo contemporâneo. Com curadoria de Guilherme Blanc e Filipa Oliveira, "Transantiquity" tem entrada livre e pode ser visitada até 17 de fevereiro.

Sábados são Dias com Energia

Sábado é dia do programa municipal desportivo "Dias com Energia", cujas aulas decorrem em ambiente interior, no Pavilhão Municipal Fontes Pereira de Melo, e são gratuitas. A manhã é preenchida com pilates (9 horas), ioga (10 horas) e tai chi (11 horas). A participação não implica inscrição.