Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Rota pelo Porto Liberal liga o MMIPO ao Museu Militar
03-06-2018
Um trajeto entre o MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto e o Museu Militar do Porto evoca, na tarde da próxima terça-feira, as raízes liberais da cidade. 
 
O confronto entre ideais no início do século XIX marcou fortemente o Porto. Desde a Revolução de 1820 até à vitória liberal na Guerra Civil de 1832-34, a cidade viveu intensamente o confronto entre estes dois mundos, duas formas de organização social, económica, religiosa e de mentalidades.
 
Em 1829, os absolutistas no poder mandam enforcar em praça pública os homens que ficaram conhecidos como Os Mártires da Liberdade, exibindo as suas cabeças decepadas como forma de aviso aos demais revoltosos.
 
Palco de confrontos entre as duas fações em luta - Liberais e Absolutistas - lideradas pelos dois príncipes irmãos, D. Pedro e D. Miguel, o Porto sofreu um cerco de 13 meses (1832-33) que deixou marcas profundas na cidade e levou a um sofrimento atroz da sua população.
 
Essas marcas perduraram na memória urbana, nas suas ruas e lugares, mas também na música, nas artes, na arquitetura. E são evocadas no percurso do circuito temático com história que, às 15 horas de terça-feira, dia 5, tem início no MMIPO (Rua das Flores) e segue para a Estação de São Bento, a Rua da Madeira, a Praça da Batalha, Rua de Entreparedes, Avenida de Rodrigues de Freitas e Jardim de São Lázaro até chegar ao Museu Militar do Porto (Rua do Heroísmo junto ao Largo de Soares dos Reis).
 
Inscrições e mais informações aqui, através do email publicos@mmipo.scmp.pt ou do telefone 220 906 961.