Cultura

Rostos de portugueses centenários para ver na estação de metro do Bolhão

  • Notícia

    Notícia

São 20 retratos fotográficos de portugueses com mais de 100 anos de vida em exposição na estação de metro do Bolhão. Da autoria do fotógrafo Marcus Garcia, "Centenários" consistiu num projeto realizado ao longo de um ano e meio em diferentes locais do país, com a colaboração de centenas de pessoas, entidades e instituições.

A iniciativa conta com o apoio do Porto4Ageing, o Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável coordenado e promovido pela Câmara do Porto e Universidade do Porto.

Marcus Garcia considera ser esta "uma forma simbólica de prestar homenagem aos centenários, às suas histórias ricas de acontecimentos, às enormes transformações que estas pessoas experimentaram durante o último século", mas também "serem como espaço de reflexão sobre os novos desafios que se coloca à sociedade com o crescente envelhecimento da população".

O último Censos nacional, realizado em 2011, identificou em Portugal 1526 cidadãos com idade superior a 100 anos. Um registo bastante superior ao Censos anterior, de 2001, que contabilizou apenas 589 pessoas nesta faixa etária.

Foi precisamente para dar resposta aos desafios do crescente envelhecimento da população que o consórcio Porto4Ageing foi criado, em abril de 2016, pela Câmara e Universidade do Porto, com o objetivo ser um centro agregador e um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto, agrupando os diversos atores regionais que trabalham e que têm interesse nesta área.

Contando já com mais de 90 instituições parceiras de quatro distintos perfis - universidades e centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria - o trabalho do Porto4Ageing foi já reconhecido pela Comissão Europeia, que distinguiu a Área Metropolitana do Porto com o título de Sítio de Referência em Envelhecimento Ativo e Saudável.

A mostra está patente até dia 23 de novembro.