Cultura

Rivoli comemora 85 anos este sábado com uma festa que vai durar 15 horas

  • Notícia

    Notícia

#jca_rivoli_02.jpg

José Caldeira

O Rivoli celebra este sábado o seu 85º aniversário com uma festa que se prolonga por quinze horas e envolve 115 participantes numa programação non-stop, oferecendo ao público a oportunidade de descobrir novas criações, grande parte delas em estreia e imaginadas por artistas da cidade.

Com sete espetáculos (quatro deles para ver em família), quatro concertos, duas instalações, uma exposição e uma festa no final da noite, o público vai ser convidado a circular livremente pelo Rivoli, percorrendo nove diferentes espaços.

Dança, teatro, música e literatura - as fundamentais áreas artísticas que pontuam toda a programação do Teatro -, invadem todos os espaços do Rivoli: os auditórios, os foyers, a sala de fumo no 2º piso, o café-concerto do 3º piso, o 5º piso, o sub-palco e, até, o wc dos homens.

Na manhã de sábado, quatro curtas apresentações compõem um percurso preparado para ser visto em família apresentados por Elisabeth Lambeck, Nuno Preto, Marta Bernardes e a Sonoscopia. No percurso da tarde, António Júlio, Drumming, Joclécio Azevedo e Valter Hugo Mãe tomam lugar, culminando com a inauguração da exposição do investigador e designer Nuno Coelho.

"5ºCaderno - Ensaio sobre os Arquivos do Rivoli" é um projeto curatorial que explora a ideia de arquivo expandido, revelando a público alguns dos fragmentos que estão no ADN e entranhas deste Teatro através de uma exposição e de uma publicação.

Ao final da tarde Joana Gama, Luís Fernandes e Ricardo Jacinto juntam-se para o concerto "Harmonies", celebrando os 150 anos do nascimento de Erik Satie, enquanto Marco da Silva Ferreira tem as honras de espetáculo da casa no grande auditório Manoel de Oliveira.

Depois de se ter tornado mediático ao vencer a primeira edição do concurso televisivo Achas que Sabes Dançar?, o jovem bailarino de Santa Maria da Feira destaca-se na cena da dança contemporânea nacional como coreógrafo, cujo percurso tem sido amadurecido e acompanhado pelo Teatro Municipal do Porto. O promissor artista estreia a sua nova criação "Brother" que, ao concretizar uma fusão entre o vocabulário ancestral e o contemporâneo da dança, celebra também o tempo presente dos 85 anos do Rivoli.

A festa prolonga-se noite dentro com o Understage, numa colaboração com a Matéria Prima que, inusitadamente, junta Tiago Pereira com o Grupo de Percussão de Valhelhas e os Sensible Soccers e termina no bar Passos Manuel.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser levantados na bilheteira do Teatro Rivoli no dia 21 a partir das 10h00. Cada espetador pode levantar até 2 bilhetes por percurso/espetáculo, sujeito à lotação do espaço.

Mais informações aqui.