Cultura

Rivoli apresenta Teoria 5S para questionar acumulação de objetos com memórias

  • Notícia

    Notícia

#DR_VisoesUteis_teoria5s_1.jpg

O Teatro Municipal do Porto estreia hoje à noite "Teoria 5S", uma coprodução com o Visões Úteis que lança interrogações sobre a preservação de memórias através de objetos que, aparentemente e muitas vezes também objetivamente, não têm utilidade. 

Com um elenco composto por Ana Azevedo, Ana Vitorino, Carlos Costa, Jorge Paupério e Óscar Branco, o espetáculo assenta na premissa de que a conservação das memórias através de um arquivo morto (ou de objetos do passado) é algo que nos prende a um tempo onde já não podemos existir nem atuar.

Não será, assim, o ato da destruição desse arquivo uma libertação necessária para podermos pertencer verdadeiramente ao presente e nos projetarmos no futuro, para nos podermos mover, seguir caminho?

Com estreia às 21,30 horas desta sexta-feira e nova apresentação às 19 horas de sábado, "Teoria 5S" é a primeira de duas criações originais dedicadas a esse confronto com o nosso lastro físico e à eventual (ilusória?) libertação que a sua destruição ou redução minimalista poderá trazer-nos.

Partindo de um levantamento do próprio arquivo do Visões Úteis, o espetáculo inspira-se num conjunto de metodologias de arrumação, organização e eficácia, com destaque para a "metodologia dos 5S" oriunda do Japão, que tentará testar.

Essa metodologia, que teve origem nos hábitos dos samurais e foi adoptada pelas empresas após a 2.ª Guerra Mundial, assenta em cinco princípios (utilização, organização, limpeza, higiene e disciplina) que começam pela letra "S" em Japonês.

//

"Teoria 5S"

sexta 24 nov - 21h30

sáb 25 nov - 19H00

Auditório IAC - Rivoli

5 euros

M/12

Mais informação aqui
e bilhetes online aqui.