Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Riscos e património cultural em debate no ciclo sobre a inovação e a engenharia
25-10-2019
"Gestão de riscos no património cultural" é o tema da próxima conferência do Ciclo Inovação Fora de Portas - Engenharia Civil à Mostra, que tem lugar no PIH - Porto Innovation Hub na terça-feira, 29 de outubro, e é aberta a todos os interessados.

Com início às 17,30 horas, a conferência conta com a participação de Carlos Marques, comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, e de Cristina Pimentel, vereadora da Fiscalização e Proteção Civil na Câmara do Porto.

A sessão faz parte do conjunto de oito conferências a realizar até 13 de dezembro, durante o Ciclo Inovação Fora de Portas - Engenharia Civil à Mostra que o PIH  (Largo do Dr. Tito Fontes, 15) está a promover, sempre com início às 17,30 horas:
- "Eficiência energética na habitação social" (12 de novembro) 
- "Energias marinhas renováveis" (21 de novembro)
- "Desafios no projeto, construção e gestão dos edifícios" (28 de novembro)
- "Do planeamento à gestão da cidade" (3 de dezembro)
- "Água no Grande Porto" (5 de dezembro)
- "As pontes do Porto" (12 de dezembro)
- "O Metro do Porto" (data a confirmar)

Cada conferência irá abordar a temática proposta e mostrar exemplos concretos sobre a relevância da Engenharia Civil em cada uma das áreas abordadas, além do tradicional período de debate com os participantes, entre os quais estarão pontualmente personalidades convidadas para apresentar projetos de investigação recentes.

Inseridas no ciclo sobre a inovação e a engenharia, estas ações decorrem em simultâneo com as visitas "Fora de Portas", encontros guiados com teor técnico a locais históricos. A proposta, aberta a qualquer pessoa, é descobrir na rua os exemplos práticos da transformação da cidade, evidenciando o papel e o lado inovador da Engenharia Civil na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Além disso, está patente no PIH uma exposição temporária de acesso livre, composta por diversos instrumentos, maquetas e protótipos históricos, inovadores na sua época, por forma a ajudar também a perceber como a inovação e a engenharia dão um forte contributo para transformar e trazer a modernidade ao Porto.

Todas estas iniciativas revelam o conhecimento científico e tecnológico que sustenta muitas das obras emblemáticas e infraestruturas fundamentais responsáveis pelo desenvolvimento da cidade do Porto, estando envolvidas no programa a Câmara do Porto, o Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a Reitoria da Universidade do Porto (UP) e a Ordem dos Engenheiros - Região Norte.