Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ribeira mais limpa
06-02-2015

Os comerciantes da Ribeira receberam ontem da Câmara Municipal do Porto contentores para acondicionamento dos resíduos orgânicos e sacos coloridos para a separação do lixo.


A iniciativa da autarquia, em parceria com a LIPOR, tem como grande objetivo melhorar as condições de limpeza daquela zona e aumentar os níveis de reciclagem na cidade. "Decidimos implementar um plano que envolve os comerciantes aqui da zona, são mais de 40, e vamos passar a fazer recolha porta-a-porta", explicou ao porto.pt o vereador do Ambiente, Filipe Araújo.


Atendo às características particulares da zona, a recolha será efetuada duas vezes por semana, iniciando-se na próxima segunda-feira. "A higienização desta zona é fundamental para a imagem do país e muito para a da cidade, foi bem-vinda", referiu António Fonseca, presidente da União de Freguesias do Centro Histórico, Santo Ildefonso e Cedofeita.


Com a introdução das alterações, está também prevista a retirada dos contentores em profundidade existentes junto à Praça da Ribeira, para melhorar este local, onde diariamente passam milhares de turistas.


Esta iniciativa está englobada no projeto "Baixa Limpa", um serviço de recolha seletiva multimaterial (papel, vidro e embalagens) com recolha porta-a-porta, com especial enfoque no comércio e incidência na zona da Baixa da Cidade e agora também na zona da Ribeira. O município conta atualmente com cerca de 290 aderentes.


Este serviço permite retirar "pressão" sobre os equipamentos de deposição coletiva, ao mesmo tempo que aumenta consideravelmente a qualidade dos resíduos separados.