Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Revelado cartaz do Primavera Sound
04-02-2016

PJ Harvey, Sigur Rós, Brian Wilson, Beach House, Animal Collective, Explosions In The Sky, Moderate, Deerhunter, Dinosaur Jr., Battles e Julia Holter juntam-se aos já anunciados Air no cartaz deste ano. A quinta edição do festival decorre no Parque da Cidade do Porto, entre 9 a 11 de junho, depois de em 2015 ter batido todos os seus recordes de afluência de público.


Depois de anunciada a presença do duo francês Air, o cartaz completo do festival é agora revelado, distribuindo quase meia centena de artistas, de uma enorme variedade de estilos, pelos quatro palcos do evento.


À semelhança da edição anterior, o NOS Primavera Sound terá em 2016 um cartaz repleto de nomes internacionais, a começar, desde logo, pela britânica PJ Harvey, um dos ícones incontornáveis da história do rock das últimas décadas, ou pelos islandeses Sigur Rós, de regresso à Invicta após memorável atuação no Coliseu do Porto em 2013.


De regresso ao festival que os viu crescer e revelar-se em 2012 estão os norte-americanos Beach House, que ainda em novembro passado esgotaram dois concertos em Barcelona, assim como os compatriotas Animal Collective, agora para assinalarem 15 anos de carreira.


Entre os artistas confirmados sobressai ainda o nome de Brian Wilson, até pela oportunidade histórica de escutar ao vivo o lendário "Pet Sounds", obra máxima da história do pop e que será aqui levada ao palco pela última vez.


Merecem ainda amplo e justificado destaque no cartaz desta edição os Explosions In The Sky, grandes guardiães do rock instrumental contemporâneo, assim como a apresentação do novo álbum da superbanda de techno alemã Moderat.


Passagem assegurada pelo Parque da Cidade do Porto têm também os Deerhunter, liderados por Bradford Cox, o rolo compressor de rock Ty Segall and The Muggers ou a californiana Julia Holter, autora de um dos álbuns mais marcantes de 2015.


Como é habitual, o festival guarda também espaço para propostas nascidas na década de noventa. O regresso aos palcos da mítica banda de hardcore Drive Like Jehu, os sempre estrondosos Dinosaur Jr., o rock instrumental de Tortoise, a descarga eléctrica de Mudhoney, o noise metal dos lendários Unsane ou os pioneiros do out rock Loop estão entre os destaques do NOS Primavera Sound 2016.


No entanto, o festival apresenta também propostas repletas de atualidade. O hip hop de de Freddie Gibbs, o rock batalhador de Savages, o synthpop dos pujantes Chairlift, as odes etílicas de Titus Andronicus, o baile emotivo de Kiasmos, os aromas pós punk de Parquet Courts, a experimentação de Holly Herndon, a electrónica tingida de jazz de Floating Points ou a banda portuguesa de culto Linda Martini são outras propostas a reter no cartaz deste ano.


A extensa lista não acaba por aqui e continua a exibir nomes recheados de conteúdo e qualidade: o pop visto de diferentes prismas pelos Wild Nothing, Car Seat Headrest, Roosevelt, Autolux, Empress Of ou Manel, as guitarras de Protomartyr, Royal Headache, Neil Michael Hagerty & the Howling Hex ou Algiers, os djs Fort Romeau e The Black Madonna, o electropop experimental dos Sensible Soccers, a simplicidade requintada de Cass McCombs, o kraut rock dos BEAK> ou os sons obscuros de Mueran Humanos, completam um cartaz amplo e diversificado.


QUATRO PALCOS

A programação será novamente distribuída por quatro palcos. Os principais artistas do cartaz distribuem-se pelo Palco NOS, que à semelhança das edições anteriores recebe o nome do patrocinador principal, e pelo Palco Super Bock.


A All Tomorrow's Parties volta a comissariar o palco homónimo, responsável pela programação mais experimental dos vários estilos musicais, e o palco Pitchfork, comissariado pela Pitchfork Media, trará alguns dos nomes emergentes da música alternativa internacional.


BILHETES E PONTOS DE VENDA

O passe geral para o NOS Primavera Sound 2016 está à venda por 90€ e pode ser adquirido em bol.pt, Atrápalo, Seetickets, Ticketscript, Masqueticket, Ticketea, Portal NOS Primavera Sound e nos locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés, Worten) ou através do travel package da Festicket que inclui, para além do passe geral, o alojamento durante os dias do festival.


Também o Fã Pack FNAC 2016 está disponível pelo preço promocional de 90€ na FNAC e em fnac.pt. Para além do passe geral para a quinta edição do festival, o Fã Pack FNAC NOS Primavera Sound 2016 inclui a oferta de um kit de boas-vindas especial que será entregue na entrada do recinto, no balcão FNAC.