Sociedade

Resposta positiva dos portuenses permitiu aumentar 60% os resíduos recicláveis no Natal

  • Notícia

    Notícia

#mno_visita_prese_lixo_24.jpg

A campanha "Neste Natal, eu escolho reciclar!"

foi considerada um sucesso e a cidade tem agora a dizer aos portuenses "Obrigada por ter escolhido reciclar neste Natal!", pois deu origem a um forte aumento dos resíduos recicláveis.

O foco da estratégia, delineada através da empresa municipal Porto Ambiente, centrava-se no reforço dos meios envolvidos na recolha de resíduos da cidade, acompanhado por uma campanha de sensibilização e alerta para a correta separação e deposição dos resíduos resultantes das caixas e embrulhos típicos desta quadra natalícia.

De acordo com o balanço efetuado, no período de 22 a 26 de Dezembro, foi possível constatar um aumento de cerca de 60% de resíduos recicláveis, o que se traduz em mais 164.560 kg de resíduos valorizados. Atingiram-se assim as 440 toneladas.

Estes números são expressão da resposta massiva dos portuenses ao apelo para que participassem e contribuíssem para a campanha através da correta separação dos seus resíduos, de modo a que estes pudessem ser encaminhados para reciclagem.

O Município manifestou por isso "grande satisfação e gratidão" face ao contributo e empenho dos portuenses que, ao aderirem à campanha, mostraram que são as pequenas ações individuais do dia-a-dia que conseguem um impacto positivo em prol de todos.

Alteração da recolha na Passagem de Ano

Entretanto, e à semelhança do plano delineado para a recolha de resíduos no Natal, também na Passagem de Ano será posta em prática uma estratégia que envolve o reforço da recolha de resíduos e da limpeza do espaço público.

A celebração da efeméride no Porto é já uma referência e, como tal, é possível constatar todos os anos um aumento do fluxo de pessoas que acorrem ao centro da cidade e zonas envolventes, o que implica um esforço suplementar para que a cidade mantenha os seus níveis habituais de limpeza.

Assim, a Câmara do Porto promove um reforço na recolha de resíduos, que será apenas suspensa no dia 31 de dezembro e retomada em pleno no dia 1 de janeiro.

Este plano integra também a limpeza urbana, estando programado um aumento da frequência de varredura e lavagem e um reforço dos meios envolvidos durante o dia/noite de 31 de dezembro e a madrugada de dia 1 de janeiro.

Esta estratégia pretende garantir, pelo menos, os resultados positivos obtidos com a operação montada na quadra natalícia, pelo que a colaboração e compreensão do público voltam a ser fundamentais. Daí que o novo apelo municipal a todos os portuenses para que façam a correta deposição dos seus resíduos apenas no dia 1 de janeiro, evitando a acumulação dos mesmos junto dos contentores.