Sociedade

Residência sénior dos bancários do Norte recebeu visita de Rui Moreira

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto visitou na tarde de ontem a Pinheiro Manso - Residência Sénior, um empreendimento-modelo lançado pelo Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) naquela zona da Boavista.

Recebido pelo presidente do sindicato, Mário Mourão, Rui Moreira conheceu ao detalhe o investimento de cerca de nove milhões de euros com que o SBN substituiu o antigo Centro Geriátrico de Alfena. Na Rua do Pinheiro Manso, a nova estrutura teve desenho da arquiteta Susana Neiva e o contributo do escultor Paulo Neves e garantiu os postos de trabalho a mais de seis dezenas de trabalhadores da área da saúde (médicos especializados, terapeutas, enfermeiros), geriatria e demais serviços.

Sendo um "importantíssimo património" do SBN, o seu presidente considera-o também "um espaço de elevado simbolismo, pelo que significa de projeção, para o conjunto de toda a sociedade, da compreensão dos valores humanistas, permitindo que os idosos possam desfrutar de todas as valências suscetíveis de lhes proporcionar uma vida com a maior dignidade".

Com um edifício moderno dotado de equipamentos de topo e decoração acolhedora, a Pinheiro Manso - Residência Sénior destina-se a pessoas com mais de 55 anos e apresenta serviços adaptados às necessidades individuais, contando com o resultado de uma parceria entre o SBN, a José Vila Nova Saúde e o Grupo Trofa Saúde.

As suas valências incluem estadia permanente (programa completo em regime
diurno e noturno), acompanhamento físico, psicológico e social e realização de tarefas essenciais diárias; estadia temporária (pós-operatório, recuperação ou reabilitação); Centro de Dia. A par dos serviços inerentes, privilegia também atividades diárias partilhadas, bem como passeios e visitas a museus. 

Além de 73 quartos de diferentes tipologias e capacidade para 120 residentes, existe um ginásio totalmente equipado, sala de relaxamento, salas de atividades, salão nobre, sala de culto, cabeleireiro, zona de restauração, enfermaria, salas de banho assistido, vasta área de jardim e estacionamento privativo. A ausência de escadas, a existência de pisos antiderrapantes, de sanitários sem barreiras e de corrimões em todos os corredores são alguns dos pormenores projetados para dar resposta às exigências funcionais, possibilitando uma vivência mais confortável.
+Info: www.pinheiromanso.pt